14. Que relação existe entre a Tradição e a Sagrada Escritura?

A Tradição e a Sagrada Escritura estão intimamente unidas e compenetradas entre si. Com efeito, ambas tornam presente e fecundo na Igreja o mistério de Cristo e provêm da mesma fonte divina: constituem um só sagrado depósito da fé, do qual a Igreja recebe a certeza acerca de todas as coisas reveladas.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 80

80.«A Tradição sagrada e a Sagrada Escritura estão intimamente unidas e compenetradas entre si. Com efeito, derivando ambas da mesma fonte divina, fazem como que uma coisa só e tendem ao mesmo fim» (46). Uma e outra tornam presente e fecundo na Igreja o mistério de Cristo, que prometeu estar com os seus, «sempre, até ao fim do mundo»(Mt 28, 20).

Parágrafo 81

81.«A Sagrada Escritura éa Palavra de Deus enquanto foi escrita por inspiração do Espírito divino».

«A sagrada Tradição,por sua vez, conserva a Palavra de Deus, confiada por Cristo Senhor e pelo Espírito Santo aos Apóstolos, e transmite-a integralmente aos seus sucessores, para que eles, com a luz do Espírito da verdade, fielmente a conservem, exponham e difundam na sua pregação» (47).

Parágrafo 82

82.Daí resulta que a Igreja, a quem está confiada a transmissão e interpretação da Revelação, «não tira só da Sagrada Escritura a sua certeza a respeito de todas as coisas reveladas. Por isso, ambas devem ser recebidas e veneradas com igual espírito de piedade e reverência» (48).

Parágrafo 97

97.«A sagrada Tradição e a Sagrada Escritura constituem um único depósito sagrado da Palavra de Deus»(66), no qual, como num espelho, a Igreja peregrina contempla Deus, fonte de todas as suas riquezas.


Acesse nossos estudos biblicos:

Qual é a importância da reorganização do templo de Jerusalém descrita em 2 Macabeus 10:1-9?

Qual é a mensagem por trás da visão de Pedro da descida do lençol com animais impuros em Atos 10:9-16?

O pacto de Deus com Davi: um compromisso eterno (2 Samuel 7)

Qual é o exemplo de fé de Davi mencionado em Hebreus 11:32-40?

O que a Bíblia diz sobre a necessidade de perdoar, de acordo com Colossenses 3:13?

Como podemos fugir das aparências do mal, conforme descrito em 1 Tessalonicenses 5:22?

O que Baruc 6:2-5 nos ensina sobre o perigo de confiar em nós mesmos em vez de confiar em Deus?


Livraria Católica