180. Como se actua a dimensão colegial do ministério eclesial?

A exemplo dos doze Apóstolos escolhidos e enviados por Cristo, a união dos membros da hierarquia eclesiástica está ao serviço da comunhão dos fiéis. Cada Bispo exerce o ministério, como membro do colégio episcopal, em comunhão com o Papa, participando com ele na solicitude pela Igreja universal. Os sacerdotes exercem o seu ministério no presbitério da Igreja particular, em comunhão com o próprio Bispo e sob a sua condução.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 878

878.Finalmente, pertence à natureza sacramental do ministério eclesial que ele tenha umcarácter pessoal.Se os ministros de Cristo actuam em comunhão, fazem-no sempre também de modo pessoal. Cada qual é chamado pessoalmente –: «Tu, segue-Me» (Jo21, 22)(402) – para ser, na missão comum, uma testemunha pessoal, pessoalmente responsável perante Aquele que lhe confere a missão, agindo «na pessoa d'Ele» e em favor das pessoas: «Eu te baptizo em nome do Pai...»; «Eu te absolvo...».


Acesse nossos estudos biblicos:

Qual é o papel da igreja em promover a reconciliação de acordo com Filêmon 1:6?

O poder da comunidade: a união do povo judeu em Ester (Ester 9:1-5)

Qual é o exemplo de fé que a viúva pobre nos dá em Lucas 21:1-4?

Qual é a profecia de Ahijah em 1 Reis 11 e qual é a sua importância na história de Israel?

Qual é a batalha espiritual mencionada em 2 Timóteo 2:3-4 e como um cristão pode enfrentá-la?

O que significa ser um discípulo de Jesus?

Por que Deus julgou as cidades de Sodoma e Gomorra, e o que podemos aprender com isso, de acordo com Gênesis 18:16-33 e 19:1-29?


Livraria Católica