21. Que importância tem o Antigo Testamento para os cristãos?

Os cristãos veneram o Antigo Testamento como verdadeira Palavra de Deus: todos os seus escritos são divinamente inspirados e conservam um valor permanente. Eles dão testemunho da divina pedagogia do amor salvífico de Deus. Foram escritos sobretudo para preparar o advento de Cristo Salvador do universo.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 121

121.O Antigo Testamento é uma parte da Sagrada Escritura de que não se pode prescindir. Os seus livros são divinamente inspirados e conservam um valor permanente (99), porque a Antiga Aliança nunca foi revogada.

Parágrafo 122

122. Efectivamente, «a "economia" do Antigo Testamento destinava-se, sobretudo, a preparar [...] o advento de Cristo, redentor universal».

Os livros do Antigo Testamento, «apesar de conterem também coisas imperfeitas e transitórias», dão testemunho de toda a divina pedagogia do amor salvífico de Deus: neles «encontram-se sublimes doutrinas a respeito de Deus, uma sabedoria salutar a respeito da vida humana, bem como admiráveis tesouros de preces»; neles, em suma, está latente o mistério da nossa salvação» (100).

Parágrafo 123

123.Os cristãos veneram o Antigo Testamento como verdadeira Palavra de Deus. A Igreja combateu sempre vigorosamente a ideia de rejeitar o Antigo Testamento, sob o pretexto de que o Novo o teria feito caducar (Marcionismo).


Acesse nossos estudos biblicos:

Como a humildade e a graça de Deus se manifestam na vida do cristão, de acordo com Salmos 138:6-7?

Qual é a responsabilidade dos líderes cristãos de acordo com Tiago 3:1-12?

Qual é a importância do amor de Deus para a nossa vida, de acordo com 1 João 4:8?

A santidade do sacerdócio: Como a lei da santidade sacerdotal no livro de Números nos ensina sobre a importância da pureza e da dedicação na adoração a Deus? (Números 18:1-7)

A Mulher e o Dragão: A luta entre o bem e o mal (Apocalipse 12:1-17)

Qual é a mensagem de Jeremias sobre o amor incondicional de Deus?

Qual é a história de Abimeleque e o perdão em Juízes 9:22-57?


Livraria Católica