210. O que é o purgatório?

O purgatório é o estado dos que morrem na amizade de Deus, mas, embora seguros da sua salvação eterna, precisam ainda de purificação para entrar na alegria de Deus.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 1030

1030.Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não de todo purificados, embora seguros da sua salvação eterna, sofrem depois da morte uma purificação, a fim de obterem a santidade necessária para entrar na alegria do céu.

Parágrafo 1031

1031.A Igreja chamaPurgatórioa esta purificação final dos eleitos, que é absolutamente distinta do castigo dos condenados. A Igreja formulou a doutrina da fé relativamente ao Purgatório sobretudo nos concílios de Florença (622) e de Trento (623). A Tradição da Igreja, referindo-se a certos textos da Escritura (624) fala dum fogo purificador:

«Pelo que diz respeito a certas faltas leves, deve crer-se que existe, antes do julgamento, um fogo purificador, conforme afirma Aquele que é a verdade, quando diz que, se alguém proferir uma blasfémia contra o Espírito Santo, isso não lhe será perdoado nem neste século nem no século futuro(Mt12, 32). Desta afirmação podemos deduzir que certas faltas podem ser perdoadas neste mundo e outras no mundo que há-de vir» (625).

Parágrafo 1054

1054.Os que morrem na graça e amizade de Deus, mas imperfeitamente purificados, embora seguros da sua salvação eterna, sofrem depois da morte uma purificação, a fim de obterem a santidade necessária para entrar na alegria de Deus.


Acesse nossos estudos biblicos:

O que a Bíblia diz sobre a verdadeira fonte de consolo em tempos de aflição?

O que significa a promessa da salvação em meio à escuridão em Miquéias 7:7?

O que a Bíblia diz sobre a justiça divina em Deuteronômio 32:4?

Quais são os ensinamentos de Deuteronômio sobre a gratidão a Deus?

Qual é a importância da comunhão com Cristo segundo 1 Coríntios 1:9?

Qual é o exemplo de fé de Davi mencionado em Hebreus 11:32-40?

Por que a Bíblia nos adverte sobre a necessidade de evitar a inveja e o ciúme, como mencionado em Provérbios 14:30, e como podemos aplicar esse ensinamento em nossas vidas?


Livraria Católica