O que significa a promessa de salvação e redenção em meio ao julgamento em Miquéias 2:12-13?

Miquéias é um dos livros proféticos do Antigo Testamento da Bíblia e contém uma mensagem poderosa de julgamento e esperança. No capítulo 2, versículos 12 e 13, Miquéias profetiza a promessa de salvação e redenção em meio ao julgamento que viria sobre o povo de Judá.

No versículo 12, Deus promete: “Certamente ajuntarei, ó Jacó, todos, contudo, farei um resto do que estiver destruído; dos teus exilados, porei juntos os que estiverem espalhados, e sobre eles farei prosperar a minha ira”.

Essa promessa de ajuntar um resto dos destruídos se refere ao julgamento que viria sobre o povo de Judá por causa de sua desobediência e infidelidade a Deus. Muitos seriam exilados, mas Deus promete ajuntá-los novamente e fazer com que sua ira seja uma força de prosperidade para eles.

No versículo 13, Deus continua prometendo a restauração: “E subirá o que abre caminho diante deles; romperão, e entrarão pela porta, e sairão por ela; e o seu rei passará adiante deles, e o Senhor, à sua frente”.

Essa imagem de “abrir caminho diante deles” e “romper” sugere que Deus irá facilitar a restauração de seu povo, mesmo que pareça impossível. E o fato de que o “rei passará adiante deles” e o “Senhor à sua frente” indica que Deus liderará o caminho para seu povo restaurado.

Essa promessa de salvação e redenção em meio ao julgamento é uma mensagem de esperança para todos aqueles que são fiéis a Deus. Embora possam enfrentar dificuldades e sofrimento em suas vidas, eles podem ter a certeza de que Deus os ajuntará novamente e os conduzirá à restauração.

Essa mensagem de Miquéias continua sendo relevante hoje. Quando enfrentamos dificuldades e sofrimento em nossas vidas, podemos confiar na promessa de que Deus nos ajuntará novamente e nos conduzirá à restauração. E assim como o povo de Judá, devemos nos arrepender de nossa desobediência e infidelidade a Deus e buscar viver de acordo com seus mandamentos.



Aprofunde seus conhecimentos

447. Como respeitar a santidade do Nome de Deus?

37. Porque professamos um só Deus?

163. Como considerar os cristãos não católicos?

363. O que é a liberdade?

124. Em que condições estava o corpo de Cristo no sepulcro?

112. Qual é a importância do Mistério pascal de Jesus?

7. Quais as primeiras etapas da Revelação de Deus?


Acesse nossos estudos biblicos:

Qual é a importância da oração e intercessão na vida cristã, segundo 1 Timóteo 2:1-4?

A Mulher e o Dragão: A luta entre o bem e o mal (Apocalipse 12:1-17)

O que representa a imagem do rio da vida em Ezequiel (Ezequiel 47)?

O que significa a promessa de salvação e redenção em meio ao julgamento em Miquéias 2:12-13?

O que significa amar a Deus e ao próximo e qual a importância desse ensinamento na Bíblia?

Compreendendo a ira de Deus – Habacuque 1:2-4

O que a Bíblia diz sobre a verdadeira fonte de consolo em tempos de aflição?


Livraria Católica