O que significa a promessa de salvação e redenção em meio ao julgamento em Miquéias 2:12-13?

Miquéias é um dos livros proféticos do Antigo Testamento da Bíblia e contém uma mensagem poderosa de julgamento e esperança. No capítulo 2, versículos 12 e 13, Miquéias profetiza a promessa de salvação e redenção em meio ao julgamento que viria sobre o povo de Judá.

No versículo 12, Deus promete: “Certamente ajuntarei, ó Jacó, todos, contudo, farei um resto do que estiver destruído; dos teus exilados, porei juntos os que estiverem espalhados, e sobre eles farei prosperar a minha ira”.

Essa promessa de ajuntar um resto dos destruídos se refere ao julgamento que viria sobre o povo de Judá por causa de sua desobediência e infidelidade a Deus. Muitos seriam exilados, mas Deus promete ajuntá-los novamente e fazer com que sua ira seja uma força de prosperidade para eles.

No versículo 13, Deus continua prometendo a restauração: “E subirá o que abre caminho diante deles; romperão, e entrarão pela porta, e sairão por ela; e o seu rei passará adiante deles, e o Senhor, à sua frente”.

Essa imagem de “abrir caminho diante deles” e “romper” sugere que Deus irá facilitar a restauração de seu povo, mesmo que pareça impossível. E o fato de que o “rei passará adiante deles” e o “Senhor à sua frente” indica que Deus liderará o caminho para seu povo restaurado.

Essa promessa de salvação e redenção em meio ao julgamento é uma mensagem de esperança para todos aqueles que são fiéis a Deus. Embora possam enfrentar dificuldades e sofrimento em suas vidas, eles podem ter a certeza de que Deus os ajuntará novamente e os conduzirá à restauração.

Essa mensagem de Miquéias continua sendo relevante hoje. Quando enfrentamos dificuldades e sofrimento em nossas vidas, podemos confiar na promessa de que Deus nos ajuntará novamente e nos conduzirá à restauração. E assim como o povo de Judá, devemos nos arrepender de nossa desobediência e infidelidade a Deus e buscar viver de acordo com seus mandamentos.



Aprofunde seus conhecimentos

301. Como se manifesta a penitência na vida cristã?

570. O que é a meditação?

338. Para que fins instituiu Deus o Matrimónio?

272. Quando é que Jesus Cristo instituiu a Eucaristia?

518. Como realizar a justiça e a solidariedade entre as nações?

261. É necessário o Baptismo para a salvação?

82. Porque é que Jesus é chamado «Cristo»?


Acesse nossos estudos biblicos:

Qual é a importância do testemunho cristão?

O que significa a declaração de Jesus “Eu sou a ressurreição e a vida” em João 11:25-26?

Qual é a importância da fé na cura do cego Bartimeu, descrita em Mateus 20:29-34?

Qual é o ensinamento sobre liderança de servos humildes em 3 João 1:1-4?

Como a soberania de Deus é retratada em meio ao caos em Lamentações 2:8-9?

O que as passagens de Daniel 7 e 11 nos ensinam sobre o surgimento do anticristo?

Qual é a importância da disciplina cristã de acordo com 1 Coríntios 9:24-27?


Livraria Católica