246. Quais são os lugares privilegiados no interior dos edifícios sagrados?

São: o altar, o tabernáculo, o lugar onde se guarda o santo crisma e os outros óleos sagrados, a cadeira do Bispo (cátedra) ou do presbítero, o ambão, a fonte baptismal, o confessionário.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 1182

1182.O altarda Nova Aliança é a cruz do Senhor (65), de onde dimanam os sacramentos do mistério pascal. Sobre o altar, que é o centro da igreja, é tornado presente o sacrifício da Cruz sob os sinais sacramentais. Ele é também a mesa do Senhor, para a qual o povo de Deus é convidado (66). Em certas liturgias orientais, o altar é, ainda, o símbolo do túmulo (Cristo morreu verdadeiramente e verdadeiramente ressuscitou).

Parágrafo 1183

1183.O sacráriodeve ser situado, «nas igrejas, num dos lugares mais dignos, com a maior honra» (67). A nobreza, o arranjo e a segurança do tabernáculo eucarístico (68) devem favorecer a adoração do Senhor, realmente presente no Santíssimo Sacramento do altar.O Santo Crisma(myron), cuja unção é o sinal sacramental do selo do dom do Espírito Santo, é tradicionalmente conservado e venerado num lugar seguro do santuário. Pode juntar-se-lhe o óleo dos catecúmenos e o dos enfermos.

Parágrafo 1184

1184.Acadeirado bispo (cátedra) ou do sacerdote «deve significar a sua função de presidente da assembleia e guia da oração» (69). Oambão: «A dignidade da Palavra de Deus requer na igreja um lugar próprio para a sua proclamação. Durante a liturgia da Palavra, é para lá que deve convergir espontaneamente a atenção dos fiéis» (70).

Parágrafo 1185

1185.A reunião do povo de Deus começa pelo Baptismo. Por isso, a igreja deve ter um lugar apropriado para a celebração doBaptismo(baptistério) e favorecer a lembrança das promessas do Baptismo (água benta). A renovação da vida baptismal exige aPenitência.Por isso, a igreja deve prestar-se à expressão do arrependimento e à recepção do perdão dos pecados, o que reclama um lugar apropriado para acolher os penitentes. A igreja deve ser, também, um espaço que convide ao recolhimento e à oração silenciosa, que prolongue e interiorize a grande oração da Eucaristia.

Parágrafo 1186

1186.Finalmente a igreja tem uma significação escatológica. Para entrar na casa de Deus, é preciso franquearum limiar,símbolo da passagem do mundo ferido pelo pecado para o mundo da vida nova, à qual todos os homens são chamados. A igreja visível simboliza a casa paterna, para a qual o Povo de Deus está a caminho e onde o Pai «enxugará todas as lágrimas dos seus olhos»(Ap21, 4). É também por isso que a igreja é a casa detodos osfilhos de Deus, amplamente aberta e acolhedora.


Acesse nossos estudos biblicos:

Qual é a história de Naamã e como a fé e a obediência o curaram da lepra?

O que podemos aprender sobre a inconstância dos ricos e o valor da humildade em Eclesiastes 9:13-16?

O que as passagens de Daniel 7 e 11 nos ensinam sobre o surgimento do anticristo?

Qual é a história e as lições de vida extraídas da Ascensão de Salomão em 1 Reis 1-2?

Como lidar com a ira e a raiva, de acordo com Provérbios 15:1-2?

Qual é o poder da gratidão e como podemos praticá-la na nossa vida diária, de acordo com o Salmo 100?

Qual é a história de Abimeleque e o perdão em Juízes 9:22-57?


Livraria Católica