249. Na liturgia, tudo é imutável?

Na liturgia, sobretudo na dos sacramentos, existem elementos imutáveis, porque de instituição divina, e dos quais a Igreja é guardiã. Existem depois elementos susceptíveis de mudança, que a Igreja tem o poder, e, muitas vezes o dever, de adaptar às culturas dos diferentes povos.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 1205

1205.«Na liturgia, sobretudo na dos sacramentos, existe umaparte imutável— por ser de instituição divina — da qual a Igreja é guardiã,e partes susceptíveis de mudançaque a Igreja tem o poder e, por vezes, mesmo o dever de adaptar às culturas dos povos recentemente evangelizados» (79).

Parágrafo 1206

1206.«A diversidade litúrgica pode ser fonte de enriquecimento, mas também pode provocar tensões, incompreensões recíprocas e até cismas. Neste domínio, é claro que a diversidade não deve prejudicar a unidade. Ela só pode exprimir-se na fidelidade à fé comum, aos sinais sacramentais que a Igreja recebeu de Cristo e à comunhão hierárquica. A adaptação às culturas exige uma conversão do coração e, se necessário, rupturas com hábitos ancestrais incompatíveis com a fé católica» (80).


Acesse nossos estudos biblicos:

Qual é a ciclicidade da história de Israel e como é retratada em Juízes 3-16?

O que significa escolher a piedade em vez da carne, de acordo com 1 Pedro 4:1-6?

Qual foi o julgamento do rei Belsazar e como sua queda contribuiu para o cumprimento das profecias bíblicas em Daniel 5?

A importância da esperança em Lamentações: como ela nos sustenta em meio à adversidade (Lamentações 3:25)?

Qual é a batalha espiritual mencionada em 2 Timóteo 2:3-4 e como um cristão pode enfrentá-la?

O que a Bíblia diz sobre a necessidade de perdoar, de acordo com Colossenses 3:13?

Qual é a natureza imutável de Deus, de acordo com Malaquias 3:6?


Livraria Católica