295. Porque é que Cristo instituiu os sacramentos da Penitência e da Unção dos enfermos?

Cristo, médico da alma e do corpo, instituiu-os porque a vida nova, que Ele nos deu nos sacramentos da iniciação cristã, pode ser enfraquecida e até perdida por causa do pecado. Por isso, Cristo quis que a Igreja continuasse a sua obra de cura e de salvação mediante estes dois sacramentos.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 1420

1420.Pelos sacramentos da iniciação cristã, o homem recebe a vida nova de Cristo. Ora, esta vida, nós trazemo-la «em vasos de barro».Por enquanto, ela está ainda «oculta com Cristo em Deus» (Cl3, 3). Vivemos ainda na «nossa morada terrena» (1), sujeita ao sofrimento à doença e à morte. A vida nova de filhos de Deus pode ser enfraquecida e até perdida pelo pecado.

Parágrafo 1421

1421.O Senhor Jesus Cristo, médico das nossas almas e dos nossos corpos, que perdoou os pecados ao paralítico e lhe restituiu a saúde do corpo (2) quis que a sua Igreja continuasse, com a força do Espírito Santo, a sua obra de cura e de salvação, mesmo para com os seus próprios membros. É esta a finalidade dos dois sacramentos de cura: o sacramente da Penitência e o da Unção dos enfermos.

Parágrafo 1426

1426.A conversãoa Cristo, o novo nascimento do Baptismo, o dom do Espírito Santo, o corpo e sangue de Cristo recebidos em alimento, tornaram-nos «santos e imaculados na sua presença» (Ef1,4), tal como a própria Igreja, esposa de Cristo, é «santa e imaculada na sua presença» (Ef5, 27).No entanto, a vida nova recebida na iniciação cristã não suprimiu a fragilidade e a fraqueza da natureza humana, nem a inclinação para o pecado, a que a tradição chamaconcupiscência,a qual persiste nos baptizados, a fim de que prestem as suas provas no combate da vida cristã, ajudados pela graça de Cristo (8). Este combate é o daconversão,em vista da santidade e da vida eterna, a que o Senhor não se cansa de nos chamar (9).


Acesse nossos estudos biblicos:

Perdão e Reconciliação: Lições da Reunião de Jacó e Esaú (Gênesis 33:1-20)

Qual é o significado da metáfora da “Videira Verdadeira” em João 15:1-8?

Qual é a importância de obedecer à Palavra de Deus? O que a Bíblia diz sobre aqueles que não seguem a sã doutrina?

Qual é a história de Jonas e que lições podemos aprender com ela?

Qual é o papel do povo de Deus na promoção da justiça social, de acordo com Amós 5:24?

O que Tiago 5:7-11 nos ensina sobre a paciência em tempos de sofrimento?

Qual é a mensagem de Naum 1:7-8 sobre a fidelidade de Deus em meio ao caos?


Livraria Católica