365. Porque é que o homem tem direito ao exercício da liberdade?

O direito ao exercício da liberdade é próprio de cada homem enquanto é inseparável da sua dignidade de pessoa humana. Portanto, tal direito deve ser sempre respeitado, principalmente em matéria moral e religiosa, e deve ser reconhecido civilmente, e tutelado nos termos do bem comum e da justa ordem pública.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 1738

1738.A liberdade exercita-se nas relações entre seres humanos. Toda a pessoa humana, criada à imagem de Deus, tem o direito natural de ser reconhecida como ser livre e responsável. Todos devem a todos este dever do respeito.O direito ao exercício da liberdade éuma exigência inseparável da dignidade da pessoa humana, nomeadamente em matéria moral e religiosa (34). Este direito deve ser civilmente reconhecido e protegido dentro dos limites do bem comum e da ordem pública (35).

Parágrafo 1747

1747.O direito ao exercício da liberdade é uma exigência inseparável da dignidade do homem, sobretudo em matéria religiosa e moral. Mas o exercício da liberdade não implica o suposto direito de tudo dizer ou de tudo fazer.


Acesse nossos estudos biblicos:

Qual é o papel da lei no Antigo Testamento, de acordo com Gálatas 3:10-14?

O maná no deserto: Como Deus forneceu o maná para o seu povo no deserto e o que isso nos ensina sobre sua provisão? (Êxodo 16)

Qual é a mensagem por trás da parábola do Fariseu e do Publicano?

Qual é a importância de ser fiel à sã doutrina?

Qual é o papel da providência divina na vida dos fiéis? Podemos encontrar exemplos disso no livro de Tobias?

O que é a Batalha do Vale de Josafá mencionada no livro de Joel e qual é o seu significado?

O que a Bíblia nos ensina sobre a afirmação da identidade pessoal dentro do relacionamento amoroso?


Livraria Católica