398. O que são os vícios?

Os vícios, sendo contrários às virtudes, são hábitos perversos que obscurecem a consciência e inclinam ao mal. Os vícios podem estar ligados aos chamados sete pecadoscapitais, que são: soberba, avareza, inveja, ira, luxúria, gula e preguiça ou negligência.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 1866

1866.Os vícios podem classificar-se segundo as virtudes a que se opõem, ou relacionando-os com ospecados capitaisque a experiência cristã distinguiu, na sequência de São João Cassiano (102) e São Gregório Magno (103). Chamam-se capitais, porque são geradores doutros pecados e doutros vícios. São eles: a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça ou negligência (acédia).

Parágrafo 1867

1867.A tradição catequética lembra também a existência de«pecados que bradam ao céu».Bradam ao céu: o sangue de Abel (104); o pecado dos sodomitas (105); o clamor do povo oprimido no Egipto (106); o lamento do estrangeiro, da viúva e do órfão (107); a injustiça para com o assalariado (108).


Acesse nossos estudos biblicos:

A liderança de Moisés: O que a vida e o exemplo de Moisés nos ensinam sobre liderança, fé e obediência a Deus? (Números 12)

Qual é a importância da comunidade em meio ao sofrimento, de acordo com Jó 42:10-11?

Como a conquista de Canaã no livro de Josué demonstra a fidelidade de Deus?

Qual é a mensagem de Abdias 1:11 sobre a injustiça de Edom e a opressão aos fracos?

Como Neemias lidou com a divisão entre os judeus ricos e pobres em Neemias 5?

Qual é a mensagem principal da história de Jonas e como ela revela a graça de Deus?

O que podemos aprender sobre a ira divina e a proteção dos justos no livro de Naum?


Livraria Católica