424. Que outros tipos de graça existem?

Para além da graça habitual, existem: as graças actuais (dons circunstanciais); as graças sacramentais (dons próprios de cada sacramento); as graças especiais ou carismas (que têm como fim o bem comum da Igreja), entre as quais as graças de estado, que acompanham o exercício dos ministérios eclesiais e das responsabilidades da vida.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 1999

1999.A graça de Cristo é dom gratuito que Deus nos faz da sua vida, infundida pelo Espírito Santo na nossa alma para a curar do pecado e a santificar. É agraça santificante ou deificante,recebida no Baptismo. É, em nós, a nascente da obra de santificação (55):

«Por isso, se alguém está em Cristo, é uma nova criação. O que era antigo passou: eis que surgiram coisas novas! Tudo isto vem de Deus, que nos reconciliou consigo por meio de Cristo» (2Cor 5,17-18).

Parágrafo 2000

2000.A graça santificante é um dom habitual, uma disposição estável e sobrenatural, que aperfeiçoa a alma, mesmo para a tornar capaz de viver com Deus e de agir por seu amor. Devemos distinguir a graçahabitual,disposição permanente para viver e agir segundo o apelo divino, e asgraças actuais,que designam as intervenções divinas, quer na origem da conversão, quer no decurso da obra de santificação.

Parágrafo 2003

2003.A graça é, antes de tudo e principalmente, o dom do Espírito que nos justifica e nos santifica. Mas também compreende os dons que o Espírito nos dá, para nos associar à sua obra, para nos tornar capazes de colaborar na salvação dos outros e no crescimento do corpo Místico de Cristo, que é a Igreja. São asgraças sacramentais,dons próprios dos diferentes sacramentos. São, além disso, asgraças especiais,também chamadas«carismas»,segundo o termo grego empregado por São Paulo e que significa favor, dom gratuito, benefício (59). Qualquer que seja o seu carácter, por vezes extraordinário, como o dom dos milagres ou das línguas, os carismas estão ordenados para a graça santificante e têm por finalidade o bem comum da Igreja. Estão ao serviço da caridade que edifica a Igreja (60).

Parágrafo 2004

2004.Entre as graças especiais, devem mencionar-se asgraças de estado,que acompanham o exercício das responsabilidades da vida cristã e dos ministérios no seio da Igreja:

«Possuímos dons diferentes, conforme a graça que nos foi dada. Quem tem o dom da profecia, comunique-o em harmonia com a fé: quem tem o dom do ministério, exerça as funções do ministério: quem tem o dom do ensino, ensine: quem tem o dom de exortar, exorte; quem tem a missão de repartir, faça-o com desinteresse; quem preside, faça-o com zelo; quem exerce a misericórdia, faça-o com alegria»(Rm12, 6-8).

Parágrafo 2023

2023.A graça santificante é o dom gratuito que Deus nos faz da sua vida, infundida pelo Espírito Santo na alma para a curar do pecado e a santificar.

Parágrafo 2024

2024.A graça santificante torna-nos «agradáveis a Deus». Os carismas, graças especiais do Espírito Santo, estão ordenados à graça santificante e têm por finalidade o bem comum da Igreja. Deus também actua por meio de múltiplas graças actuais, distintas da graça habitual, permanente em nós.


Acesse nossos estudos biblicos:

Qual é a mensagem de Abdias 1:11 sobre a injustiça de Edom e a opressão aos fracos?

A busca pela justiça divina: O exemplo de Tobias contra os opressores de Israel

A Torre de Babel: O que essa história nos ensina sobre a soberania de Deus? (Gênesis 11:1-9)

Perdão e Reconciliação: Lições da Reunião de Jacó e Esaú (Gênesis 33:1-20)

O que a Bíblia diz sobre a ira de Deus e como ela se relaciona com a necessidade da salvação?

O que significa a declaração de Jesus “Eu sou a ressurreição e a vida” em João 11:25-26?

Como a justiça de Deus se manifesta em meio ao sofrimento, de acordo com Jó 34:10-12?


Livraria Católica