457. Que lugar ocupa a família na sociedade?

A família é a célula originária da sociedade humana e precede qualquer reconhecimento da autoridade pública. Os princípios e os valores familiares constituem o fundamento da vida social. A vida de família é uma iniciação à vida da sociedade.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 2207

2207.A família é acélula originária da vida social.É ela a sociedade natural em que o homem e a mulher são chamados ao dom de si no amor e no dom da vida. A autoridade, a estabilidade e a vida de relações no seio da família constituem os fundamentos da liberdade, da segurança, da fraternidade no seio da sociedade. A família é a comunidade em que, desde a infância, se podem aprender os valores morais, começar a honrar a Deus e a fazer bom uso da liberdade. A vida da família é iniciação à vida em sociedade.

Parágrafo 2208

2208.A família deve viver de modo que os seus membros aprendam a preocupar-se e a encarregar-se dos jovens e dos velhos, das pessoas doentes ou incapacitadas e dos pobres. São muitas as famílias que, em certos momentos, se não encontram em condições de prestar esta ajuda. Recai então sobre outras pessoas, outras famílias e, subsidiariamente, sobre a sociedade, o dever de prover a estas necessidades: «A religião pura e sem mancha, aos olhos de Deus nosso Pai, consiste em visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e conservar-se limpo do contágio do mundo» (Tg1, 27).


Acesse nossos estudos biblicos:

Qual foi a história da morte violenta do Rei Amom e sua rebelião em 2 Reis 21-22?

A história de José: Como Deus usou a história de José para cumprir seus propósitos?

O que é a profecia das setenta semanas em Daniel 9?

Como a história de Rute nos ensina sobre integridade e honestidade?

Como a justiça e a misericórdia de Deus são reveladas em Isaías? (Isaías 58:1-14)

Qual é a importância do amor de Deus para a nossa vida, de acordo com 1 João 4:8?

Como a passagem de Jó 38:1-11 revela a soberania de Deus em meio ao sofrimento?


Livraria Católica