46. O que nos revela Jesus Cristo sobre o mistério do Pai?

Jesus Cristo revela-nos que Deus é «Pai», não só enquanto é Criador do universo e do homem, mas sobretudo porque, no seu seio, gera eternamente o Filho, que é o seu Verbo, «resplendor da sua glória, e imagem da sua substância» (Heb1, 3).


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 240

240.Jesus revelou que Deus é «Pai» num sentido inédito: não o é somente enquanto Criador: é Pai eternamente em relação ao seu Filho único, o qual, eternamente, só é Filho em relação ao Pai: «Ninguém conhece o Filho senão o Pai, nem ninguém conhece o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar»(Mt11, 27).

Parágrafo 241

241.É por isso que os Apóstolos confessam que Jesus é «o Verbo [que] estava [no princípio] junto de Deus» e que é Deus(Jo1, 1), «a imagem do Deus invisível»(Cl1, 15), «o resplendor da sua glória e a imagem da sua substância»(Heb1, 3).

Parágrafo 242

242.Na esteira deles, seguindo a tradição apostólica, no primeiro concílio ecuménico de Niceia, em 325, a Igreja confessou que o Filho é «consubstancial» ao Pai (44), quer dizer, um só Deus com Ele. O segundo concilio ecuménico, reunido em Constantinopla em 381, guardou esta expressão na sua formulação do Credo de Niceia e confessou «o Filho unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos, luz da luz. Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai» (45).


Acesse nossos estudos biblicos:

Qual é a importância de cuidar dos mais fracos de acordo com Tiago 1:27?

Qual é a profecia de Ahijah em 1 Reis 11 e qual é a sua importância na história de Israel?

Qual é o significado do cântico de Davi em gratidão a Deus?

O que Sabedoria 8:7 nos ensina sobre a sabedoria como fonte de virtude e honra?

O que significa se submeter à disciplina de Deus, de acordo com Hebreus 12:5-11?

O que o livro de Oséias nos ensina sobre o amor inabalável de Deus pelo seu povo?

A lei do perdão: O que a lei do perdão no Levítico nos ensina sobre a misericórdia e a justiça de Deus? (Levítico 19:17-18)


Livraria Católica