Como lidar com conflitos e desentendimentos entre irmãos: o exemplo dos filhos de José (Josué 17-19)?

Os conflitos entre irmãos são comuns e podem ser difíceis de resolver. No livro de Josué, capítulos 17 a 19, encontramos um exemplo de como lidar com esses conflitos. A terra de Canaã foi dividida entre as tribos de Israel e a tribo de José, que incluía seus filhos Efraim e Manassés, recebeu uma grande porção de terras. No entanto, os filhos de José ficaram insatisfeitos e sentiram que receberam menos do que mereciam. Em vez de confrontar seus irmãos ou lutar por mais terras, eles se aproximaram de Josué, que ouviu suas preocupações e lhes deu uma solução.

A primeira coisa que os filhos de José fizeram foi reconhecer sua insatisfação e trazê-la à luz. Eles não mantiveram seus sentimentos escondidos ou se isolaram, mas em vez disso, falaram com seu líder e buscaram ajuda para resolver a questão. Em seguida, Josué ouviu seus problemas e tomou medidas para ajudá-los. Em vez de ignorá-los ou minimizá-los, ele levou a sério as preocupações dos filhos de José e trabalhou para encontrar uma solução que beneficiasse a todos.

No final, Josué sugeriu que eles expandissem seu território conquistando mais terras e se tornando uma grande tribo. Os filhos de José aceitaram essa solução e trabalharam juntos para alcançar esse objetivo. Eles não se envolveram em brigas ou ressentimentos, mas trabalharam juntos como uma equipe para alcançar seus objetivos comuns.

Esse exemplo nos ensina que quando há conflitos entre irmãos, é importante falar sobre eles e buscar ajuda. Ignorar ou minimizar os problemas só levará a ressentimentos e divisões maiores. Ao invés disso, devemos seguir o exemplo dos filhos de José e trabalhar juntos para encontrar soluções que beneficiem a todos. Além disso, devemos estar dispostos a perdoar uns aos outros e deixar de lado as diferenças, buscando sempre a união e a harmonia.

“Assim, com a ajuda de Deus, Manassés e Efraim conquistaram mais terras. Mas a fronteira do território de Efraim incluía muitas cidades que ficavam entre as cidades de Manassés. Então a tribo de Efraim ficou com a parte central da terra de Canaã. Depois que os israelitas expulsaram os cananeus, os líderes das tribos se reuniram em Siló, e Deus mostrou a eles como dividir a terra.” (Josué 17:14-15, CEV)



Aprofunde seus conhecimentos

252. Quais os nomes do primeiro sacramento da iniciação?

557. Qual a importância da Tradição em relação à oração?

107. Quem é convidado para o Reino de Deus, anunciado e realizado por Jesus?

573. Quais as objecções à oração?

277. Como se desenrola a celebração da Eucaristia?

489. O que supõe a virtude da castidade?

76. O que é o pecado original?


Acesse nossos estudos biblicos:

Qual é a história da celebração da festa da dedicação (Hanukkah) descrita em 2 Macabeus 10:39-45?

Como a história de Ester conta a história de redenção do povo judeu?

Por que a Bíblia nos adverte sobre a necessidade de evitar a inveja e o ciúme, como mencionado em Provérbios 14:30, e como podemos aplicar esse ensinamento em nossas vidas?

A busca pela justiça divina: O exemplo de Tobias contra os opressores de Israel

O que podemos aprender sobre o desejo de estar sempre com o amado/a a partir de Cânticos 3:1-5 e 6:1-3?

O que significa a promessa de Jesus de enviar o Espírito Santo como consolador, de acordo com João 14:26?

Qual é o poder da gratidão e como podemos praticá-la na nossa vida diária, de acordo com o Salmo 100?


Livraria Católica