560. Qual é o caminho da nossa oração?

O caminho da nossa oração é Cristo, porque ela se dirige a Deus nosso Pai, mas aquela só chega até Ele, se, ao menos implicitamente, rezamos no Nome de Jesus. A sua humanidade é, pois, o único caminho pelo qual o Espírito Santo nos ensina a rezar a Deus nosso Pai. Por isso as orações litúrgicas concluem-se com a fórmula: «Por nosso Senhor Jesus Cristo».


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 2664

2664.Não há outro caminho para a oração cristã senão Cristo. Seja comunitária ou pessoal, seja vocal ou interior, a nossa oração só tem acesso ao Pai se rezarmos «em nome» de Jesus. A santa humanidade de Jesus é, pois, o caminho pelo qual o Espírito Santo nos ensina a orar a Deus nosso Pai.

Parágrafo 2680

2680.A oração é principalmente dirigida ao Pai. Igualmente se dirige a Jesus, nomeadamente pela invocação do seu santo Nome: «Jesus Cristo, Filho de Deus, Senhor, tende piedade de nós, pecadores!».

Parágrafo 2681

2681.«Ninguém pode dizer: "Jesus é o Senhor", a não ser pela acção do Espírito Santo» (1 Cor 12, 3). A Igreja convida-nos a invocar o Espírito Santo como mestre interior da oração cristã.


Acesse nossos estudos biblicos:

Qual é a história de Jonas e que lições podemos aprender com ela?

O que é o Rio da Vida e a Árvore da Vida mencionados em Apocalipse 22:1-5 e qual é a sua importância para a promessa da vida eterna?

O que é a profecia das setenta semanas em Daniel 9?

Qual é a importância da reorganização do templo de Jerusalém descrita em 2 Macabeus 10:1-9?

Qual a importância do cuidado com os mortos na Bíblia e o que podemos aprender com a história de Tobias e o enterramento dos mortos?

A história de José: Como Deus usou a história de José para cumprir seus propósitos?

O que significa a expressão “vivemos pela fé, não pela visão” em 2 Coríntios 5:7?


Livraria Católica