568. Quais as expressões da vida de oração?

A tradição cristã conservou três modos para expressar e viver a oração: a oração vocal, a meditação e a oração contemplativa. Têm em comum o recolhimento do coração.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 2697

2697.A oração é a vida do coração novo. Deve animar-nos a todo o momento. Mas acontece que nos esquecemos d'Aquele que é a nossa vida e o nosso tudo. É por isso que os Padres espirituais, na sequência do Deuteronómio e dos profetas, insistem na oração como «lembrança de Deus», frequente despertador da «memória do coração». «Devemos lembrar-nos de Deus com mais frequência do que respiramos» (1). Mas não se pode orar «em todo o tempo», se não se orar em certos momentos, voluntariamente: são os tempos fortes da oração cristã, em intensidade e duração.

Parágrafo 2698

2698.A Tradição da Igreja propõe aos fiéis ritmos de oração destinados a alimentar a oração contínua. Alguns são quotidianos: a oração da manhãe da noite, antes e depois das refeições, a Liturgia das Horas. O Domingo, centrado na Eucaristia, é santificado principalmente pela oração. O ciclo do ano litúrgico e as suas grandes festas constituem os ritmosfundamentais da vida de oração dos cristãos.

Parágrafo 2699

2699.O Senhor conduz cada pessoa pelos caminhos e da maneira que Lheapraz. Por seu turno, cada fiel responde-Lhe conforme a determinaçãodo seucoração e as expressões pessoais da sua oração. No entanto, a tradição cristã conservou três expressões principais da vida de oração: a oraçãovocal, a meditação e a contemplação. Têm um traço fundamental comum:o recolhimento do coração. Esta atenção em guardar a Palavra e permanecer na presença de Deus faz destas três expressões tempos fortes da vida de oração.


Acesse nossos estudos biblicos:

Como lidar com conflitos e desentendimentos entre irmãos: o exemplo dos filhos de José (Josué 17-19)?

Qual foi a reforma religiosa implementada pelo Rei Ezequias e como ela impactou a história de Judá?

O que Tito 2:7-8 ensina sobre o padrão de conduta para a igreja?

Como podemos fugir das aparências do mal, conforme descrito em 1 Tessalonicenses 5:22?

O que significa a afirmação “Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho” em João 3:16?

O que significa a soberania de Deus sobre a história humana, conforme descrito em Sofonias 1:15?

Qual é a ciclicidade da história de Israel e como é retratada em Juízes 3-16?


Livraria Católica