68. Porque é que os homens constituem uma unidade?

Todos os homens formam a unidade do género humano, graças à sua comum origem em Deus. Para além disso, Deus criou «a partir de um só homem todo o género humano» (Act17,26). Todos têm também um único Salvador e todos são chamados a partilhar a eterna felicidade de Deus.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 360

360.Graças à comunidade de origem,o género humano forma uma unidade.Deus «fez, a partir de um só homem todo o género humano para habitar sobre toda a face da terra»(Act17, 26) (223):

«Maravilhosa visão, que nos faz contemplar o género humano na unidade da sua origem em Deus [...]; na unidade da sua natureza, em todos igualmente integrada dum corpo material e duma alma espiritual; na unidade do seu fim imediato e da sua missão no mundo; na unidade da sua habitação, a terra, de cujos bens todos os homens, por direito natural, podem servir-se para sustentar e desenvolver a vida; na unidade do seu fim sobrenatural. Deus, para o Qual todos devem tender, na unidade dos meios para atingir este fim; [...] na unidade da Redenção, para todos levada a cabo por Cristo» (224).

Parágrafo 361

361.«Esta lei de solidariedade humana e de caridade» (225), sem excluir a rica variedade das pessoas, das culturas e dos povos, assegura-nos que todos os homens são verdadeiramente irmãos.


Acesse nossos estudos biblicos:

Qual é a importância da Palavra de Deus na vida cristã de acordo com 2 Timóteo 3:16-17?

O que o livro de Cantares nos ensina sobre a beleza da mulher noiva e da mulher madura?

O maná no deserto: Como Deus forneceu o maná para o seu povo no deserto e o que isso nos ensina sobre sua provisão? (Êxodo 16)

Como a história de Rute nos ensina sobre integridade e honestidade?

A velhice e morte de Davi: o fim de uma vida de altos e baixos (2 Samuel 23, 24)

O que é a soberania de Deus e como ela se relaciona com a liberdade humana, conforme descrito em 2 Tessalonicenses 2:11-12?

O caráter de Saul e as consequências de suas escolhas: Um estudo de caso sobre liderança (1 Samuel 9-15)


Livraria Católica