A volta de Cristo: O que sabemos e o que esperamos (2 Tessalonicenses 2:1-12)?

A volta de Cristo é um tema recorrente na Bíblia e uma das maiores esperanças dos cristãos. Muitos se perguntam o que sabemos sobre isso e o que devemos esperar. O livro de 2 Tessalonicenses nos oferece algumas respostas a essas perguntas.

No capítulo 2, o apóstolo Paulo fala sobre a volta de Cristo e como isso deve acontecer. Ele começa explicando que não devemos ser enganados por pessoas que dizem que o dia da volta de Cristo já chegou. Paulo afirma que antes disso acontecerá a revelação do Anticristo, uma figura que se opõe a Deus e exalta a si mesmo como se fosse Deus. Esse Anticristo fará coisas maravilhosas e enganará muitas pessoas, mas será destruído quando Cristo voltar.

Paulo também fala sobre a vinda de Cristo como um evento espetacular e visível, que será acompanhado por sinais que deixarão claro que é ele quem está voltando. Ele diz que “o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro” (1 Tessalonicenses 4:16). Depois disso, os cristãos que estiverem vivos na terra serão arrebatados para encontrar o Senhor nos ares e estarão com ele para sempre.

O que podemos esperar é a vitória final de Cristo sobre o mal e a morte. Ele trará justiça e paz ao mundo, e todos aqueles que o amam estarão com ele para sempre. Mas enquanto isso, devemos nos preparar, pois não sabemos quando ele voltará. Como Paulo diz em 1 Tessalonicenses 5:2: “Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite”.

Portanto, a volta de Cristo é um evento esperado pelos cristãos, que devem se preparar e viver de acordo com a vontade de Deus. Ainda que não saibamos o dia e a hora, podemos ter a certeza de que Cristo voltará e nos levará para estar com ele para sempre.



Aprofunde seus conhecimentos

166. Porque é que a Igreja se chama católica?

597. Porque concluímos pedindo: «Mas livra-nos do Mal»?

560. Qual é o caminho da nossa oração?

204. Qual a relação entre a Ressurreição de Cristo e a nossa?

270. Quem é o ministro da Confirmação?

445. Que proíbe Deus ao ordenar: «Não terás outros deuses perante Mim» (Ex 20,2)?

458. Quais os deveres da sociedade em relação à família?


Acesse nossos estudos biblicos:

A lei de Deus e a justiça: Explorando a relação entre elas (Deuteronômio 16:18-20)

O que a Bíblia diz sobre a necessidade de perdoar, de acordo com Colossenses 3:13?

A volta de Cristo: O que sabemos e o que esperamos (2 Tessalonicenses 2:1-12)?

Como os Salmos nos ensinam a ser mais sensíveis à presença de Deus (Salmos 139:1-4)?

Qual é a história de Uzias e como ele foi castigado por desobedecer a Deus?

Qual é a importância da oração e intercessão na vida cristã, segundo 1 Timóteo 2:1-4?

A lei do perdão: O que a lei do perdão no Levítico nos ensina sobre a misericórdia e a justiça de Deus? (Levítico 19:17-18)


Livraria Católica