Como podemos cultivar a paz na igreja e na vida pessoal, conforme a orientação da passagem de 2 Tessalonicenses 3:16?

A passagem de 2 Tessalonicenses 3:16 diz: “O próprio Senhor da paz lhes dê a paz em todo o tempo e de todas as maneiras. O Senhor esteja com todos vocês”. Esta é uma mensagem de paz que pode ser aplicada tanto na vida da igreja quanto na vida pessoal.

Cultivar a paz começa com a escolha pessoal de cada indivíduo em ser um agente de paz. A paz é mais do que a ausência de conflitos. É um estado de harmonia, tranquilidade e respeito mútuo. Na igreja, isso significa que devemos evitar fofocas, divisões e conflitos desnecessários. Na vida pessoal, significa tratar as pessoas com amor, respeito e bondade.

Uma forma prática de cultivar a paz é buscar a reconciliação em situações de conflito. Jesus disse em Mateus 5:23-24: “Se você estiver apresentando uma oferta no altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta”. Isso significa que devemos priorizar a reconciliação e o perdão em vez de alimentar ressentimentos e conflitos.

Outra maneira de cultivar a paz é através da oração. Na passagem de 2 Tessalonicenses 3:16, é dito que é o Senhor da paz que nos dá a paz. Devemos buscar a Deus em oração, pedindo a Sua paz para nossas vidas e para a igreja. Isso nos ajuda a ter a perspectiva correta e a lidar com as dificuldades de uma maneira mais tranquila e equilibrada.

Também devemos estar dispostos a servir e ajudar uns aos outros. A passagem de Gálatas 5:13 diz: “Pois vocês foram chamados para a liberdade, irmãos. Mas não usem essa liberdade para dar ocasião à carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor”. Servir os outros é uma maneira prática de mostrar amor e cultivar a paz.

Por fim, devemos lembrar que a paz verdadeira vem de Deus. Podemos ter paz em meio às tempestades da vida, sabendo que Deus está conosco e que Ele é capaz de nos dar a paz que ultrapassa todo entendimento, como está escrito em Filipenses 4:7: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus”.



Aprofunde seus conhecimentos

452. Porque motivo, para os cristãos, o Sábado é substituído pelo Domingo?

284. A fracção do pão divide Cristo?

449. O que é o perjúrio?

585. Com que espírito de comunhão e missão dizemos ao rezar a Deus Pai «nosso»?

512. O que é que se opõe à doutrina social da Igreja?

475. Quando são moralmente legítimas as experiências científicas, médicas ou psicológicas, sobre pessoas ou grupos humanos?

123. Porque é que Jesus convida os discípulos a tomar a sua cruz?


Acesse nossos estudos biblicos:

Qual é a história de Jonas e que lições podemos aprender com ela?

Qual é a crítica contra a confiança na força militar em vez de Deus em Amós 2:14-16?

Como a sabedoria pode nos proteger contra o mal, conforme revelado em Sabedoria 7:28-29?

A lei de Deus e a justiça: Explorando a relação entre elas (Deuteronômio 16:18-20)

Qual é a mensagem de Jeremias sobre o amor incondicional de Deus?

Qual é o exemplo de perseverança na espera das promessas de Deus apresentado na história de Zacarias e Isabel em Lucas 1:5-25?

A criação do universo e do homem: O que o livro de Gênesis nos ensina? (Gênesis 1:1-31)


Livraria Católica