Quais são as visões de Daniel sobre a estátua de ouro e as quatro bestas?

Daniel foi um profeta judeu que viveu no século VI a.C. Ele teve várias visões que foram registradas no livro que leva o seu nome na Bíblia. Duas das visões mais famosas são a da estátua de ouro e a das quatro bestas, que se encontram nos capítulos 2 e 7 do livro de Daniel, respectivamente.

Na visão da estátua de ouro, Daniel viu uma imagem de um grande homem feito de diferentes metais. A cabeça era de ouro, o peito e os braços eram de prata, o ventre e as coxas eram de bronze, as pernas eram de ferro e os pés eram de uma mistura de ferro e barro. Em seguida, uma pedra atingiu os pés da estátua, destruindo-a completamente, e cresceu até se tornar uma grande montanha que encheu toda a terra. Esta visão representava os grandes impérios mundiais que surgiriam ao longo da história: o ouro representa o Império Babilônico, a prata representa o Império Medo-Persa, o bronze representa o Império Grego e o ferro representa o Império Romano. A pedra que destrói a estátua representa o reino de Deus que irá substituir todos esses impérios.

Na visão das quatro bestas, Daniel viu quatro animais diferentes surgirem do mar. O primeiro animal era como um leão com asas de águia, o segundo era como um urso, o terceiro era como um leopardo com quatro asas e quatro cabeças, e o quarto era tão horrível e forte que não podia ser comparado a nenhum animal conhecido. Esta visão também representa os impérios mundiais, mas desta vez, são representados por animais: o leão com asas de águia representa o Império Babilônico, o urso representa o Império Medo-Persa, o leopardo com quatro asas e quatro cabeças representa o Império Grego, e o quarto animal representa o Império Romano.

Ambas as visões de Daniel são uma forma simbólica de descrever a história humana, mostrando a soberania de Deus sobre o mundo e a sua vontade soberana de estabelecer um reino justo e perfeito que nunca terá fim. Como cristãos, podemos encontrar conforto em saber que Deus está no controle da história e que ele tem um plano perfeito para cada um de nós.



Aprofunde seus conhecimentos

281. Como é que a Igreja participa no sacrifício eucarístico?

231. O que é a graça sacramental?

234. Por quem é celebrada a liturgia celeste?

69. Como é que, no homem, a alma e o corpo formam uma unidade?

258. Porque é que a Igreja baptiza as crianças?

459. Quais os deveres dos filhos para com os pais?

406. Quando é que a autoridade é exercida legitimamente?


Acesse nossos estudos biblicos:

O que significa ser um discípulo de Jesus?

O que significa a afirmação “Deus é justo e fiel para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça” em 1 João 1:9?

O que é a Batalha do Vale de Josafá mencionada no livro de Joel e qual é o seu significado?

Por que Deus julgou as cidades de Sodoma e Gomorra, e o que podemos aprender com isso, de acordo com Gênesis 18:16-33 e 19:1-29?

Qual é o papel da providência divina na vida dos fiéis? Podemos encontrar exemplos disso no livro de Tobias?

As Bem-aventuranças: Compreendendo o Significado e a Importância (Mateus 5:3-11)

Qual é o significado de Judas 1:4, em que se fala sobre a condenação daqueles que torcem a graça de Deus?


Livraria Católica