Parágrafo 697

697.A nuvem e a luz.Estes dois símbolos são inseparáveis nas manifestações do Espírito Santo. Desde as teofanias do Antigo Testamento, a nuvem, umas vezes escura, outras luminosa, revela o Deus vivo e salvador, velando a transcendência da suaglória:a Moisés no monte Sinai (33), na tenda da reunião (34) e durante a marcha pelo deserto (35); a Salomão, aquando da dedicação do templo (36). Ora estas figuras são realizadas por Cristo no Espírito Santo. É Ele que desce sobre a Virgem Maria e a cobre «com a sua sombra», para que conceba e dê à luz Jesus (37). No monte da transfiguração, é Ele que «sobrevém na nuvem que cobriu da sua sombra» Jesus, Moisés e Elias, Pedro, Tiago e João, nuvem da qual se fez ouvir uma voz que dizia: “Este é o meu Filho, o meu Eleito, escutai-O!”»(Lc9, 35). E, enfim, a mesma nuvem que «esconde Jesus aos olhos» dos discípulos no dia da Ascensão (38) e que O revelará como Filho do Homem na sua glória, no dia da sua vinda (39).



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126. Que lugar ocupa a ressurreição de Cristo na nossa fé?

77. Que outras consequências provoca o pecado original?

592. Que significa o pedido: «O pão nosso de cada dia nos dai hoje»?

170. Que ligação há entre a Igreja católica e as religiões não cristãs?


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O que a Bíblia diz sobre o amor e o serviço aos irmãos?

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A adoração em espírito e em verdade: O que o culto descrito no Levítico nos ensina sobre a adoração verdadeira a Deus? (Levítico 1-7; 10)

Qual é o significado de ser “irrepreensível” de acordo com a passagem de 2 Pedro 3:14?


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