138. Quais são as designações do Espírito Santo?

«Espírito Santo» é o nome próprio da terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Jesus chama-lhe também: Espírito Paráclito (Consolador, Advogado) e Espírito de Verdade. O Novo Testamento chama-o ainda: Espírito de Cristo, do Senhor, de Deus, Espírito da glória, da promessa.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 691

691.«Espírito Santo», tal á o nome próprio d'Aquele que adoramos e glorificamos com o Pai e o Filho. A Igreja recebeu este nome do Senhor e professa-o no Baptismo dos seus novos filhos (13). O termo «Espírito» traduz o termo hebraico « Ruah» que, na sua primeira acepção, significa sopro, ar, vento. Jesus utiliza precisamente a imagem sensível do vento para sugerir a Nicodemos a novidade transcendente d'Aquele que é pessoalmente o Sopro de Deus, o Espírito divino (14). Por outro lado, Espírito e Santo são atributos divinos comuns às três Pessoas divinas. Mas, juntando os dois termos, a Escritura, a Liturgia e a linguagem teológica designam a Pessoa inefável do Espírito Santo, sem equívoco possível com os outros empregos dos termos «espírito» e «santo».

Parágrafo 692

692.Jesus, ao anunciar e prometer a vinda do Espírito Santo, chama-Lhe o «Paráclito», que, à letra, quer dizer: «aquele que é chamado para junto»,ad vocatus (Jo14, 16. 26; 15, 26; 16, 7). «Paráclito» traduz-se habitualmente por «Consolador», sendo Jesus o primeiro consolador (15). O próprio Senhor chama ao Espírito Santo «o Espírito da verdade» (16).

Parágrafo 693

693.Além do seu nome próprio, que é o mais empregado nos Actos dos Apóstolos e nas epístolas, encontramos em S. Paulo as designações: Espírito da promessa(Gl 3,14;Ef1, 13), Espírito de adopção(Rm8,15:Gl4, 6),Espírito de Cristo(Rm8, 9), Espírito do Senhor (2Cor3,17). Espírito de Deus(Rm8, 9. 14; 15, 19;1 Cor 6,11; 7, 40), e em S. Pedro, Espírito de glória (1Pe4, 14).


Acesse nossos estudos biblicos:

Qual é o significado de ser “irrepreensível” de acordo com a passagem de 2 Pedro 3:14?

Qual é a mensagem de Abdias 1:11 sobre a injustiça de Edom e a opressão aos fracos?

Como evitar a tentação da luxúria e do adultério (Provérbios 5:3-6)

Como a história de Judite, em particular, o episódio de sua astúcia em Judite 11:1-16, nos ensina estratégias de sobrevivência em tempos difíceis, segundo a Bíblia?

Qual é a história de Uzias e como ele foi castigado por desobedecer a Deus?

Como o Rei Asa restaurou a adoração verdadeira e venceu a guerra contra Etiópia em 1 Reis 15:9-24?

Qual é a profecia de Ahijah em 1 Reis 11 e qual é a sua importância na história de Israel?


Livraria Católica