231. O que é a graça sacramental?

A graça sacramental é a graça do Espírito Santo, dada por Cristo e própria de cada sacramento. Tal graça ajuda o fiel, no seu caminho de santidade, bem como a Igreja no seu crescimento na caridade e no testemunho.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 1129

1129.A Igreja afirma que, para os crentes, os sacramentos da Nova Aliança sãonecessários para a salvação(46).A«graça sacramental» é a graça do Espírito Santo dada por Cristo e própria de cada sacramento. O Espírito cura e transforma aqueles que O recebem, conformando-os com o Filho de Deus. O fruto da vida sacramental é que o Espírito de adopção deifique " os fiéis, unindo-os vitalmente ao Filho único, o Salvador.

Parágrafo 1131

1131.Os sacramentos são sinais eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, pelos quais nos é dispensada a vida divina. Os ritos visíveis, com os quais são celebrados os sacramentos, significam e realizam as graças próprias de cada sacramento. Eles dão fruto naqueles que os recebem com as disposições requeridas.

Parágrafo 1134

1134.O fruto da vida sacramental é, ao mesmo tempo, pessoal e eclesial. Por um lado, este fruto é, para todo o fiel, viver para Deus em Cristo Jesus; por outro, é para a Igreja crescimento na caridade e na sua missão de testemunho.

Parágrafo 2003

2003.A graça é, antes de tudo e principalmente, o dom do Espírito que nos justifica e nos santifica. Mas também compreende os dons que o Espírito nos dá, para nos associar à sua obra, para nos tornar capazes de colaborar na salvação dos outros e no crescimento do corpo Místico de Cristo, que é a Igreja. São asgraças sacramentais,dons próprios dos diferentes sacramentos. São, além disso, asgraças especiais,também chamadas«carismas»,segundo o termo grego empregado por São Paulo e que significa favor, dom gratuito, benefício (59). Qualquer que seja o seu carácter, por vezes extraordinário, como o dom dos milagres ou das línguas, os carismas estão ordenados para a graça santificante e têm por finalidade o bem comum da Igreja. Estão ao serviço da caridade que edifica a Igreja (60).


Acesse nossos estudos biblicos:

Como experimentar comunhão com Deus?

Qual é o exemplo de fé que a viúva pobre nos dá em Lucas 21:1-4?

Qual é o papel da providência divina na vida dos fiéis? Podemos encontrar exemplos disso no livro de Tobias?

Qual é a importância da cura de Enéias e da ressurreição de Dorcas em Atos 9:32-43?

O que significa o sonho de Daniel sobre as quatro feras em Daniel 7?

A volta de Cristo: O que sabemos e o que esperamos (2 Tessalonicenses 2:1-12)?

O amor e a amizade: a importância dos relacionamentos na vida (Ec 4:9-12)


Livraria Católica