245. O que são os edifícios sagrados?

São as casas de Deus, símbolo da Igreja que vive num lugar e também da morada celeste. São lugares de oração, nos quais a Igreja celebra sobretudo a Eucaristia e adora Cristo realmente presente no tabernáculo.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 1181

1181.«A casa de oração em que é celebrada e conservada a santíssima Eucaristia, em que os fiéis se reúnem, e na qual a presença do Filho de Deus, nosso Salvador, oferecido por nós no altar do sacrifício, é venerada para auxílio e consolação dos fiéis, deve ser bela e apta para a oração e para as celebrações sagradas» (63). Nesta «casa de Deus», a verdade e a harmonia dos sinais que a constituem devem manifestar Cristo presente e actuante neste lugar (64).

Parágrafo 1198

1198.Na sua condição terrena, a Igreja tem necessidade de lugares onde a comunidade possa reunir-se: as nossas igrejas visíveis, lugares sagrados, imagens da Cidade santa, da Jerusalém celeste para a qual caminhamos como peregrinos.

Parágrafo 1199

1199.É nestas igrejas que a Igreja celebra o culto público para glória da Santíssima Trindade, ouve a Palavra de Deus e canta os seus louvores, eleva a sua oração e oferece o sacrifício de Cristo, sacramentalmente presente no meio da assembleia. Estas igrejas são também lugares de recolhimento e de oração pessoal.


Acesse nossos estudos biblicos:

O que o livro de Cantares nos ensina sobre a beleza da mulher noiva e da mulher madura?

Qual é a história de Naamã e como a fé e a obediência o curaram da lepra?

Qual é a imagem de Deus como pastor em Ezequiel 34?

Qual é a importância de perseverar na fé, de acordo com 2 João 1:8?

Qual é o exemplo de Sodoma e Gomorra e quais são as consequências da imoralidade e perversão, de acordo com a Bíblia?

Qual a importância da gratidão na história da cura dos dez leprosos, descrita em Lucas 17:11-19?

O que significa a promessa de Jesus de enviar o Espírito Santo como consolador, de acordo com João 14:26?


Livraria Católica