325. De quantos graus se compõe o sacramento da Ordem?

Compõe-se de três graus, que são insubstituíveis para a estrutura orgânica da Igreja: o episcopado, o presbiterado e o diaconado.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 1554

1554.«O ministério eclesiástico, instituído por Deus, é exercido em ordens diversas por aqueles que, desde a antiguidade, são chamados bispos, presbíteros e diáconos» (32). A doutrina católica, expressa na liturgia, no Magistério e na prática constante da Igreja, reconhece que existem dois graus de participação ministerial no sacerdócio de Cristo: o episcopado e o presbiterado. O diaconado destina-se a ajudá-los e a servi-los. Por isso, o termo «sacerdos»designa, no uso actual, os bispos e os presbíteros, mas não os diáconos. Todavia, a doutrina católica ensina que os graus de participação sacerdotal (episcopado e presbiterado) e o grau de serviço (diaconado), todos três são conferidos por um acto sacramental chamado «ordenação», ou seja, pelo sacramento da Ordem.

«Reverenciem todos os diáconos como a Jesus Cristo e de igual modo o bispo que é a imagem do Pai, e os presbíteros como o senado de Deus e como a assembleia dos Apóstolos: sem eles, não se pode falar de Igreja» (33).

Parágrafo 1593

1593.Desde as origens, o ministério ordenado fui conferido e exercido em três graus: o dos bispos, o dos presbíteros e o dos diáconos. Os ministérios conferidos pela ordenação são insubstituíveis na estrutura orgânica da Igreja: sem bispo, presbíteros e diáconos, não pode falar-se de Igreja(92).


Acesse nossos estudos biblicos:

O que significa a promessa da salvação em meio à escuridão em Miquéias 7:7?

O que é o Rio da Vida e a Árvore da Vida mencionados em Apocalipse 22:1-5 e qual é a sua importância para a promessa da vida eterna?

Como a fé de uma mulher a curou de uma hemorragia, de acordo com Mateus 9:20-22?

O que é o Julgamento Final de acordo com Joel 3:14-16?

O que a Bíblia ensina sobre a importância da humildade e modéstia?

O que a Bíblia diz sobre a ira de Deus e como ela se relaciona com a necessidade da salvação?

O que significa a promessa de salvação e redenção em meio ao julgamento em Miquéias 2:12-13?


Livraria Católica