35. Quais são os mais importantes Símbolos da fé?

São oSímbolo dos Apóstolos, que é o antigo Símbolo baptismal da Igreja de Roma, e o Símboloniceno-constantinopolitano, fruto dos primeiros dois Concílios Ecuménicos de Niceia (325) e de Constantinopola (381), e que é, ainda hoje, comum a todas as grandes Igrejas do Oriente e do Ocidente.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 193

193.Nenhum dos símbolos dos diferentes períodos da vida da Igreja pode ser considerado ultrapassado ou inútil. Todos nos ajudam a abraçar e a aprofundar hoje a fé de sempre, através dos diversos resumos que dela se fizeram.

Entre todos os símbolos da fé, há dois que têm um lugar muito especial na vida da Igreja:

Parágrafo 194

194.O Símbolo dos Apóstolos,assim chamado porque se considera, com justa razão, o resumo fiel da fé dos Apóstolos. É o antigo símbolo baptismal da Igreja de Roma. A sua grande autoridade vem-lhe deste facto: «É o símbolo adoptado pela Igreja romana, aquela em que Pedro, o primeiro dos Apóstolos, teve a sua cátedra, e para a qual ele trouxe a expressão da fé comum» (15).

Parágrafo 195

195.O Símbolo dito de Niceia-Constantinopladeve a sua grande autoridade ao facto de ser proveniente desses dois primeiros concílios ecuménicos (dos anos de 325 e 381). Ainda hoje continua a ser comum a todas as grandes Igrejas do Oriente e do Ocidente.


Acesse nossos estudos biblicos:

O que o livro de Cantares nos ensina sobre a beleza da mulher noiva e da mulher madura?

Qual é a promessa do Messias mencionada em Malaquias 3:1-3?

Qual é o julgamento de Deus sobre a corrupção e a opressão de acordo com Miquéias 3:1-4?

Qual é o exemplo de perseverança na fé que Paulo deixou em 2 Timóteo 4:7?

A santidade de Deus e o chamado à santidade: O que o livro de Levítico nos ensina sobre a santidade de Deus e nossa responsabilidade de ser santos? (Levítico 11:44-45; 19:2)

Qual é a história da cura da mulher com hemorragia em Marcos 5:25-34?

O que a Bíblia ensina sobre o julgamento final de Deus e o que Malaquias 3:18 nos revela sobre isso?


Livraria Católica