402. Qual é a relação entre pessoa e sociedade?

Princípio, sujeito e fim de todas as instituições sociais é e deve ser apessoa. Certas sociedades, como a família e a sociedade civil, são necessárias para ela. São úteis ainda outras associações, tanto no interior das comunidades políticas como a nível internacional, no respeito do princípio desubsidiariedade.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 1881

1881.Cada comunidade define-se pelo fim a que tende e, por conseguinte, obedece a regras específicas. Mas «pessoa humanaé e deve ser o princípio, o sujeito e o fim de todas as instituições sociais» (4).

Parágrafo 1882

1882.Certas sociedades, como a família e a comunidade civil, correspondem de modo mais imediato à natureza do homem. São-lhe necessárias. Para favorecer a participação do maior número possível de pessoas na vida social, deve fomentar-se a criação de associações e instituições de livre iniciativa, «com fins económicos, culturais, sociais, desportivos, recreativos, profissionais, políticos, tanto no interior das comunidades políticas como a nível mundial» (5). Esta«socialização»exprime também a tendência natural que leva os seres humanos a associarem-se, com vista a atingirem objectivos que ultrapassam as capacidades individuais. Desenvolve as qualidades da pessoa, particularmente o sentido de iniciativa e de responsabilidade, e contribui para garantir os seus direitos (6).

Parágrafo 1892

1892.«A pessoa humana é e deve ser o princípio, o sujeito e o fim de todas as instituições sociais»(14).

Parágrafo 1893

1893. Deve promover-se uma larga participação nas associações e instituições de livre iniciativa.


Acesse nossos estudos biblicos:

O que Oséias 7:14-16 revela sobre o julgamento de Deus contra a hipocrisia?

Quem foi Ezequias na Bíblia e como sua história nos ensina sobre a importância de confiar em Deus?

Qual é o papel dos líderes na igreja de acordo com 1 Timóteo 3:1-13?

Quais são os ensinamentos de Deuteronômio sobre a gratidão a Deus?

O que Baruc 6:2-5 nos ensina sobre o perigo de confiar em nós mesmos em vez de confiar em Deus?

Qual foi o julgamento do rei Belsazar e como sua queda contribuiu para o cumprimento das profecias bíblicas em Daniel 5?

A lei do perdão: O que a lei do perdão no Levítico nos ensina sobre a misericórdia e a justiça de Deus? (Levítico 19:17-18)


Livraria Católica