41. Em que sentido Deus é a verdade?

Deus é a própria Verdade e como tal não se engana e não pode enganar. Ele «é luz e n’Ele não há trevas» (1Jo1,5). O Filho eterno de Deus, Sabedoria encarnada, foi enviado ao mundo «para dar testemunho da Verdade» (Jo18, 37).


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 214

214.Deus, «Aquele que É», revelou-Se a Israel como Aquele que é «cheio de misericórdia e fidelidade» (Ex34, 6). Estas duas palavras exprimem, de modo sintético, as riquezas do nome divino. Em todas as suas obras, Deus mostra a sua benevolência, a sua bondade, a sua graça, o seu amor; mas também a sua credibilidade, a sua constância, a sua fidelidade, a sua verdade. «Hei-de louvar o vosso nome pela vossa bondade e fidelidade» (Sl138, 2) (13). Ele é a verdade, porque «Deus é luz, e n'Ele não há trevas nenhumas»(1 Jo1, 5); Ele é «Amor», como ensina o apóstolo João(1 Jo4, 8).

Parágrafo 215

215.«A verdade é princípio da vossa palavra, é eterna toda a sentença da vossa justiça» (Sl119, 160). «Decerto, Senhor Deus, Vós é que sois Deus e dizeis palavras de verdade»(2 Sm 7,28); é por isso que as promessas de Deus se cumprem sempre (14). Deus é a própria verdade; as suas palavras não podem enganar. É por isso que nos podemos entregar com toda a confiança e em todas as coisas à verdade e à fidelidade da sua palavra. O princípio do pecado e da queda do homem foi uma mentira do tentador, que o levou a duvidar da palavra de Deus, da sua benevolência e da sua fidelidade.

Parágrafo 216

216.A verdade de Deus é a sua sabedoria, que comanda toda a ordem da criação e governo do mundo (15). Só Deus que, sozinho, criou o céu e a terra (16) pode dar o conhecimento verdadeiro de todas as coisas criadas na sua relação com Ele (17).

Parágrafo 217

217.Deus é igualmente verdadeiro quando Se revela: todo o ensinamento que vem de Deus é «doutrina de verdade»(Ml2, 6).Quando Ele enviar o seu Filho ao mundo, será «para dar testemunho da verdade»(Jo18, 37): «Sabemos [...] que veio o Filho de Deus e nos deu entendimento para conhecermos o Verdadeiro»(1 Jo5,20) (18).

Parágrafo 231

231.O Deus da nossa fé revelou-Se comoAquele que é:deu-Se a conhecer como «cheio de misericórdia e fidelidade» (Ex 34, 6). O seu próprio Ser é verdade e amor.


Acesse nossos estudos biblicos:

Quem foi Ezequias na Bíblia e como sua história nos ensina sobre a importância de confiar em Deus?

O que Tito 2:7-8 ensina sobre o padrão de conduta para a igreja?

A intercessão de Moisés: Como a intercessão de Moisés por seu povo nos ensina sobre a oração e a misericórdia de Deus? (Êxodo 32-34)

O que significa amar o próximo como a si mesmo, de acordo com Tiago 2:8, e por que isso é importante?

Por que a Bíblia nos adverte sobre a necessidade de evitar a inveja e o ciúme, como mencionado em Provérbios 14:30, e como podemos aplicar esse ensinamento em nossas vidas?

Qual é a relação entre verdade e alegria mencionada em 2 João 1:4?

Qual foi a reforma religiosa implementada pelo Rei Ezequias e como ela impactou a história de Judá?


Livraria Católica