463. Como exercer a autoridade nos diferentes âmbitos da sociedade civil?

A autoridade deve ser exercida, como um serviço, respeitando os direitos fundamentais da pessoa humana, uma justa hierarquia de valores, as leis, a justiça distributiva, e o princípio de subsidiariedade. No exercício da autoridade, cada um deve procurar o interesse da comunidade em vez do próprio e deve inspirar as suas decisões na verdade acerca de Deus, do homem e do mundo.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 2234

2234.O quarto mandamento da Lei de Deus manda que honremos também todos aqueles que, para nosso bem, receberam de Deus alguma autoridade na sociedade. E esclarece os deveres dos que exercem essa autoridade, bem como os daqueles que dela beneficiam.

Parágrafo 2235

2235.Aqueles que exercem alguma autoridade, devem exercê-la como quem presta um serviço. «Quem quiser entre vós tornar-se grande, será vosso servo»(Mt20, 26). O exercício da autoridade é moralmente regulado pela sua origem divina, pela sua natureza racional e pelo seu objecto específico. Ninguém pode mandar ou instituir o que for contrário à dignidade das pessoas e à lei natural.

Parágrafo 2236

2236.O exercício da autoridade visa tornar manifesta uma justa hierarquia de valores, a fim de facilitar o exercício da liberdade e da responsabilidade de todos. Os superiores exerçam a justiça distributiva com sabedoria, tendo em conta as necessidades e a contribuição de cada qual, e em vista da concórdia e da paz. Estarão atentos a que as regras e disposições que tomam não induzam em tentação, opondo o interesse pessoal ao da comunidade (24).

Parágrafo 2237

2237.Ospoderes políticossão obrigados a respeitar os direitos fundamentais da pessoa humana. Administrarão a justiça como humanidade, respeitando o direito de cada qual, nomeadamente das famílias e dos deserdados. Os direitos políticos inerentes à cidadania podem e devem ser reconhecidos conforme as exigências do bem comum. Não podem ser suspensos pelos poderes públicos sem motivo legítimo e proporcionado. O exercício dos direitos políticos orienta-se para o bem comum da nação e da comunidade humana.

Parágrafo 2254

2254.A autoridade pública tem a obrigação de respeitar os direitos fundamentais da pessoa humana e as condições do exercício da sua liberdade.


Acesse nossos estudos biblicos:

Justificação pela fé: o que a Bíblia diz? (Romanos 1:17)

O que a Bíblia diz sobre a justiça divina em Deuteronômio 32:4?

Qual é a importância da comunhão com Cristo segundo 1 Coríntios 1:9?

Qual é a mensagem por trás da visão de Pedro da descida do lençol com animais impuros em Atos 10:9-16?

A importância da hospitalidade e do cuidado com os outros: A generosidade de Tobias e sua esposa Sara.

Como a fé pode influenciar o comportamento cristão de acordo com 2 Tessalonicenses 1:11-12?

Qual é o exemplo de perseverança na fé que Paulo deixou em 2 Timóteo 4:7?


Livraria Católica