477. Quais as práticas contra o respeito à integridade corpórea da pessoa humana?

São: os raptos e sequestros de pessoas, o terrorismo, a tortura, as violências, a esterilização directa. As amputações e as mutilações duma pessoa só são moralmente consentidas para indispensáveis fins terapêuticos da mesma.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 2297

2297.Osraptose o sequestro derefénsespalham o terror e, pela ameaça, exercem intoleráveis pressões sobre as vítimas. São moralmente ilegítimos.O terrorismoameaça, fere e mata sem descriminação; é gravemente contrário à justiça e à caridade. Atortura,que usa a violência física ou moral para arrancar confissões, para castigar culpados, atemorizar opositores ou satisfazer ódios, é contrária ao respeito pela pessoa e pela dignidade humana. A não ser por indicações médicas de ordem estritamente terapêutica, asamputações, mutilaçõesouesterilizaçõesdirectamente voluntárias de pessoas inocentes, são contrárias à lei moral (63).

Parágrafo 2298

2298.Nos tempos passados, certas práticas de crueldade foram comummente adoptadas por governos legítimos para manter a lei e a ordem, muitas vezes sem protesto dos pastores da Igreja, tendo eles mesmos adoptado, nos seus próprios tribunais, as prescrições do direito romano sobre a tortura. A par destes factos lastimáveis, a Igreja ensinou sempre o dever da clemência e da misericórdia; e proibiu aos clérigos o derramamento de sangue. Nos tempos recentes, tornou-se evidente que estas práticas cruéis não eram necessárias à ordem pública nem conformes aos direitos legítimos da pessoa humana. Pelo contrário, tais práticas conduzem às piores degradações. Deve trabalhar-se pela sua abolição e orar pelas vítimas e seus carrascos.


Acesse nossos estudos biblicos:

O que a Bíblia diz sobre o amor e o serviço aos irmãos?

Como Salomão se tornou o rei mais sábio que já existiu? Uma análise de 1 Reis 3.

O que é a Nova Terra mencionada em Apocalipse 21:1 e qual é a sua importância na fé cristã?

A queda da humanidade: Como a desobediência de Adão e Eva afetou o mundo? (Gênesis 3:1-24)

Como a história de Judite, em particular, o episódio de sua astúcia em Judite 11:1-16, nos ensina estratégias de sobrevivência em tempos difíceis, segundo a Bíblia?

Qual é a imagem de Deus como pastor em Ezequiel 34?

Qual é a mensagem principal da história de Jonas e como ela revela a graça de Deus?


Livraria Católica