506. O que prescreve o sétimo mandamento?

O sétimo mandamento prescreve o respeito dos bens alheios, mediante a prática da justiça e da caridade, da temperança e da solidariedade. Em particular, exige orespeito das promessas e dos contractos estipulados; a reparação da injustiçacometida e a restituição do mal feito; o respeito pelaintegridade da criaçãomediante o uso prudente e moderado dos recursos minerais, vegetais e animais que há no universo, com especial atenção para com as espécies ameaçadas de extinção.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 2407

2407.Em matéria económica, o respeito pela dignidade humana exige a prática da virtude datemperança,para moderar o apego aos bens deste mundo; da virtude dajustiça,para acautelar os direitos do próximo e dar-lhe o que lhe é devido; e dasolidariedade,segundo a regra de ouro e conforme a liberalidade do Senhor, que «sendo rico Se fez pobre, para nos enriquecer com a sua pobreza» (150)

Parágrafo 2450

2450.«Não roubarás» (Dt 5, 19). «Nem ladrões, nem gananciosos [...] nem salteadores herdarão o Reino de Deus» (1 Cor 6, 10).

Parágrafo 2451

2451.O sétimo mandamento prescreve a prática da Justiça e da caridade na gestão dos bens terrenos e dos frutos do trabalho dos homens.


Acesse nossos estudos biblicos:

A importância da hospitalidade e do cuidado com os outros: A generosidade de Tobias e sua esposa Sara.

Qual é a história da cura da mulher com hemorragia em Marcos 5:25-34?

Qual é a verdadeira natureza do mal, segundo a história de Jó descrita em Jó 2:1-13?

O povo escolhido de Deus: O que o livro do Levítico nos ensina sobre a escolha e a santidade do povo de Deus? (Levítico 20:26)

Qual é a mensagem da visão celestial de Isaías sobre a glória do Senhor revelada em Isaías 40:1-31?

Qual é a batalha espiritual mencionada em 2 Timóteo 2:3-4 e como um cristão pode enfrentá-la?

Qual é a responsabilidade dos líderes religiosos de acordo com Malaquias 2:7?


Livraria Católica