515. Qual a responsabilidade do Estado acerca do trabalho?

Compete ao Estado fornecer a segurança das garantias das liberdades individuais e da propriedade, para além duma moeda estável e de serviços públicos eficientes; compete-lhe ainda zelar e orientar o exercício dos direitos humanos no sector económico. A sociedade deve ajudar os cidadãos a encontrar trabalho, conforme as circunstâncias.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 2431

2431.Aresponsabilidade do Estado.«Aactividade económica, particularmente a da economia de mercado, não pode desenrolar-se num vazio institucional, jurídico e político. Pressupõe asseguradas as garantias das liberdades individuais e da propriedade, sem falar duma moeda estável e de serviços públicos eficientes. Mas o dever essencial do Estado é assegurar estas garantias, de modo que, quem trabalha, possa usufruir do fruto do seu trabalho e, portanto, se sinta estimulado a realizá-lo com eficiência e honestidade [...]. O Estado tem o dever de zelar e orientar a aplicação dos direitos humanos no sector económico. Todavia, neste domínio, a primeira responsabilidade não cabe ao Estado, mas sim às instituições e diferentes grupos e associações que compõem a sociedade» (177).


Acesse nossos estudos biblicos:

A santidade do povo de Deus: Como a lei da santidade no livro de Números nos ensina a buscar a santidade em nossas vidas e em nossa comunidade de fé? (Números 19)

Qual é a importância do amor de Deus para a nossa vida, de acordo com 1 João 4:8?

Qual é a crítica contra a confiança na força militar em vez de Deus em Amós 2:14-16?

Qual é a mensagem de Abdias 1:11 sobre a injustiça de Edom e a opressão aos fracos?

Como podemos fugir das aparências do mal, conforme descrito em 1 Tessalonicenses 5:22?

O que 1 João 2:29 nos ensina sobre a santidade e justiça de Deus?

O que significa a afirmação “Deus é justo e fiel para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça” em 1 João 1:9?


Livraria Católica