A história dos altares na Bíblia: da elevação para perto das divindades à ordem de Javé para um santuário único
A palavra “altar” vem do latim “altus”, significando elevado. Na Antiguidade, os sacrifícios eram oferecidos em lugares altos, como montanhas, onde se acreditava estar mais próximo das divindades. A Bíblia relata como os hebreus adotaram esta prática, mas também como Javé condenou a utilização de “lugares altos” e ordenou a construção de um santuário único.
– Origina-se do latim altus, elevado. Na Antiguidade, oferecia-se sacrifícios, de preferência, no alto dos montes, onde se imaginava estar mais perto das divindades. Para orar, subia-se a um monte. Esse costume ainda vigorava no tempo de Jesus:
Gn 8,20: E Noé levantou um altar ao Senhor: tomou de todos os animais puros e de todas as aves puras.
Gn 12,8: Abrão edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o seu nome.
Gn 13,18: E ali edificou um altar ao Senhor.
Gn 26,25: Isaac construiu um altar nesse lugar e invocou o nome do Senhor.
Gn 22,1-14: Quando chegaram ao lugar indicado por Deus, Abraão edificou um altar.
Ex 3,12: Eu estarei contigo – respondeu Deus –; e eis aqui um sinal de que sou eu que te envio.
Ex 4,27: Senhor disse a Aarão: “Vai ao encontro de Moisés no deserto”.
Ex 20,18: Diante dos trovões, das chamas, da voz da trombeta e do monte que fumegava.
Js 8,30ss: Então Josué construiu um altar ao Senhor, Deus de Israel, no monte Ebal.
Is 57,15: Porque eis o que diz o Altíssimo, cuja morada é eterna e o nome santo.
1Rs 19,8-18: Senhor,[…] que estais sentado sobre querubins, só vós sois o Deus de todos os reinos da terra.
Mt 14,23: Feito isso, subiu à montanha para orar na solidão.
Mc 6,46: E despedido que foi o povo, retirou-se ao monte para orar.
Mc 9,2: Seis dias depois, Jesus tomou consigo a Pedro, Tiago e João, e conduziu-os a sós a um alto monte.
Jo 6,15: Jesus, percebendo que queriam arrebatá-lo e fazê-lo rei, tornou a retirar-se sozinho para o monte.
– Os hebreus, cercados de outros povos que ofereciam sacrifícios a seus deuses nos “lugares altos”, passaram a imitá-los. Mas Javé condena essa prática e ordena que as mesas de pedra (aras) sejam substituídas por outras de madeira, cujas dimensões são minuciosamente fornecidas por ele próprio em santuário único:
1Rs 12,25-33: Subiu ao altar para queimar o incenso.
2Rs 14,3-4: Os lugares altos, porém, não desapareceram e o povo continuava sacrificando e oferecendo incenso neles.
Ex 34,13: Derrubareis os seus altares, quebrareis suas estelas e cortareis suas asserás.
Dt 7,5: Mas eis como procedereis a seu respeito: destruireis seus altares.
Ex 27,1ss: Farás o altar de madeira de acácia.
Ex 30,1ss: Construirás um altar para queimares sobre ele o incenso.
Ex 38,1ss: Fez o altar dos holocaustos de madeira de acácia.
Dt 12,1-8: Derrubareis os seus altares, quebrareis suas estelas, cortareis suas asserás, jogareis no fogo os ídolos.
2Cr 32,12: Não foi ele, Ezequias, quem suprimiu os lugares altos e os altares do Senhor.
– Há uma alusão a essa luta entre os judeus, que adoravam o Senhor no Templo de Jerusalém, e os povos estrangeiros, que continuavam a fazê-lo nos montes:
Jo 4,20-21: Nossos pais adoraram neste monte, mas vós dizeis que é em Jerusalém que se deve adorar.
– No NT, também só há um altar, a mesa da ceia, em que Jesus é o sacerdote e a vítima incruentamente oferecida ao Pai em sacrifício:
1Cor 11,20-34: Desse modo, quando vos reunis, já não é para comer a ceia do Senhor.
Hb 13,10: Temos um altar do qual não têm direito de comer os que se empregam no serviço do tabernáculo (mosaico).
A Bíblia relata como os hebreus adotaram a prática de oferecer sacrifícios em lugares elevados, como os “lugares altos”. No entanto, Javé condenou essa prática e ordenou a construção de um santuário único, onde os altares deveriam ser de madeira e as dimensões fornecidas por ele próprio. Isso mostra como a Bíblia aborda a evolução das práticas religiosas e a orientação divina para uma adoração correta.
– Ver SACRIFÍCIO.
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