Ordemindica um corpo eclesial, do qual se passa a fazer parte, mediante uma especial consagração (Ordenação), a qual, por um particular dom do Espírito Santo, permite exercer umpoder sagradoem nome e com a autoridade de Cristo para o serviço do povo de Deus.
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Parágrafo 1537
1537.A palavraOrdem,na antiguidade romana, designava corpos constituídos no sentido civil, sobretudo o corpo dos que governavam,Ordinatiodesigna a integração numordo.Na Igreja existem corpos constituídos, que a Tradição, não sem fundamento na Sagrada Escritura (4), designa, desde tempos antigos, com o nome detáxeis(em grego),ordines(em latim): a liturgia fala assim doordo episcoporum –ordem dos bispos –,doordo presbyterorum -ordem dos presbíteros – e doordo diaconorum –ordem dos diáconos. Há outros grupos que também recebem este nome deordo:os catecúmenos, as virgens, os esposos, as viúvas...
Parágrafo 1538
1538.A integração num destes corpos da Igreja fazia-se através dum rito chamadoordinatio,acto religioso e litúrgico que era uma consagração, uma bênção ou um sacramento. Hoje, a palavraordinatio éreservada ao acto sacramental que integra na ordem dos bispos, dos presbíteros e dos diáconos, e que ultrapassa a simpleseleição, designação, delegação ou instituiçãopela comunidade, pois confere um dom do Espírito Santo que permite o exercício dum «poder sagrado»(sacra potestas)(5) que só pode vir do próprio Cristo, pela sua Igreja. A ordenação também é chamadaconsecratioconsagração –, porque é um pôr à parte e uma investidura feita pelo próprio Cristo para a sua Igreja. Aimposição das mãosdo bispo, com a oração consecratória, constituem o sinal visível desta consagração.
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