459. Quais os deveres dos filhos para com os pais?

Em relação aos pais, os filhos devem respeito (piedade filial), reconhecimento, docilidade e obediência, contribuindo assim, também com as boas relações entre irmãos e irmãs, para o crescimento da harmonia e da santidade de toda a vida familiar. Se os pais se encontrarem em situação de indigência, de doença, de solidão ou de velhice, os filhos adultos devem-lhes ajuda moral e material.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 2214

2214.A paternidade divina é a fonte da paternidade humana (10); nela se fundamenta a honra devida aos pais. O respeito dos filhos, menores ou adultos, pelo seu pai e pela sua mãe (11) nutre-se do afecto natural nascido dos laços que os unem. Exige-o o preceito divino (12).

Parágrafo 2215

2215.O respeito pelos pais(piedade filial) éfeito dereconhecimentoàqueles que, pelo dom da vida, pelo seu amor e seu trabalho, puseram os filhos no mundo e lhes permitiram crescer em estatura, sabedoria e graça. «Honra o teu pai de todo o teu coração e não esqueças as dores da tua mãe. Lembra-te de que foram eles que te geraram. Como lhes retribuirás o que por ti fizeram?»(Sir 7,27-28).

Parágrafo 2216

2216.O respeito filial revela-se na docilidade e naobediênciaautênticas. «Observa, meu filho, as ordens do teu pai, e não desprezes os ensinamentos da tua mãe [...]. Servir-te-ão de guia no caminho, velarão por ti quando dormires, e falarão contigo ao despertares»(Pr6, 20.22). «O filho sábio é fruto da correcção paterna, mas o insolente não aceita a repreensão»(Pr13, 1).

Parágrafo 2217

2117.Enquanto viver na casa dos pais, o filho deve obedecer a tudo o que eles lhe mandarem para seu bem ou o da família. «Filhos, obedecei em tudo aos vossos pais, porque isto agrada ao Senhor»(Cl3, 20) (13). Os filhos devem também obedecer às prescrições razoáveis dos seus educadores e de todos aqueles a quem os pais os confiaram. Mas se o filho se persuadir, em consciência, de que é moralmente mau obedecer a determinada ordem, não o faça. Com o crescimento, osfilhoscontinuarão a respeitar os pais. Adivinharão os seusdesejos,pedirão de boa vontade os seus conselhos e aceitarão as suas admoestações justificadas. A obediência aos pais cessa com a emancipação: mas não o respeito que sempre lhes é devido. É que este tens a sua raiz no temor de Deus, que é um dos dons do Espírito Santo.

Parágrafo 2218

2218.O quarto mandamento lembra aos filhos adultos as suasresponsabilidades para com os pais.Tanto quanto lhes for possível, devem prestar-lhes ajuda material e moral, nos anos da velhice e no tempo da doença, da solidão ou do desânimo. Jesus lembra este dever de gratidão (14).

«Deus quis honrar o pai pelosfilhose cuidadosamente firmou sobre eles a autoridade da mãe. O que honra o pai alcança o perdão dos seus pecados e quem honra a mãe é semelhante àquele que acumula tesouros. Quem honra o pai encontrará alegria nos seus filhos e será ouvido no dia da sua oração. Quem honra o pai gozará de longa vida e quem lhe obedece consolará a sua mãe»(Sir3, 2-6). «Filho, ampara o teu pai na velhice, não o desgostes durante a sua vida. Mesmo se ele vier a perder a razão, sê indulgente, não o desprezes, tu que estás na plenitude das tuas forças [...]. É como um blasfemador o que desampara o seu pai e é amaldiçoado por Deus aquele que irrita a sua mãe»(Sir3,12-16).

Parágrafo 2219

2219.O respeito filial favorece a harmonia de toda a vida familiar; engloba também asrelações entre irmãos e irmãs.O respeito pelos pais impregna todo o ambiente familiar. «A coroa dos anciãos são os filhos dos seus filhos» (Pr17, 6). «Suportai-vos uns aos outros na caridade, com toda a humildade, mansidão e paciência» (Ef4, 2).

Parágrafo 2220

2220.Os cristãos, têm o dever de ser especialmente gratos àqueles de quem receberam o dom da fé, a graça do Baptismo e a vida na Igreja. Pode tratar-se dos pais, de outros membros da família, dos avós, dos pastores, dos catequistas, dos professores ou amigos. «Conservo a lembrança da tua fé tão sincera, que foi primeiro a da tua avó Lóide e da tua mãe Eunice, e que, estou certo, habita também em ti» (2Tm 1, 5).

Parágrafo 2251

2251.Os filhos devem aos pais respeito, gratidão, obediência justa e ajuda. O respeitofilial favorece a harmonia de toda a vida familiar.


Acesse nossos estudos biblicos:

Quais são as características que um líder cristão deve ter de acordo com 1 Timóteo 3:1-7?

Qual é a mensagem de redenção presente no livro de Abdias, especificamente em Abdias 1:17?

Qual é a história de Naamã e como a fé e a obediência o curaram da lepra?

O que significa a promessa de Jesus de enviar o Espírito Santo como consolador, de acordo com João 14:26?

Qual é o papel da lei no Antigo Testamento, de acordo com Gálatas 3:10-14?

Como a justiça de Deus se manifesta em meio ao sofrimento, de acordo com Jó 34:10-12?

Qual é o poder da gratidão e como podemos praticá-la na nossa vida diária, de acordo com o Salmo 100?


Livraria Católica