462. Os laços familiares são um bem absoluto?

Os laços familiares são importantes mas não absolutos, porque a primeira vocação do cristão é seguir Jesus, amando-o: «Quem ama o pai ou a mãe mais do que a Mim, não é digno de Mim; quem ama a filha ou o filho mais do que a Mim não é digno de Mim» (Mt10,37). Os pais devem, com alegria, ajudar os filhos no seguimento de Jesus, em todos os estados de vida, mesmo na vida consagrada ou no ministério sacerdotal.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 2232

2232.São importantes, mas não absolutos, os laços familiares. Quanto mais a criança cresce para a maturidade e autonomia humanas e espirituais, tanto mais a sua vocação individual, que vem de Deus, se afirma com nitidez e força. Os pais devem respeitar este chamamento e apoiar a resposta dos filhos para o seguir. Hão-de convencer-se de que a primeira vocação do cristão éseguir Jesus(23): «Quem ama o pai ou a mãe mais do que a Mim, não é digno de Mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a Mim, não é digno de Mim»(Mt10, 37).

Parágrafo 2233

2233.Tornar-se discípulo de Jesus é aceitar o convite para pertencer àfamília de Deus,para viver em conformidade com a sua maneira de viver: «Todo aquele que fizer a vontade do meu Pai que está nos céus, é que é meu irmão e minha irmã e minha mãe»(Mt12, 50). Os pais devem acolher e respeitar, com alegria e acção de graças, o chamamento que o Senhor fizer a um dos seus filhos, para O seguir na virgindade pelo Reino, na vida consagrada ou no ministério sacerdotal.


Acesse nossos estudos biblicos:

Qual a importância da fidelidade a Deus, segundo o livro de Tobias?

A história de José: Como Deus usou a história de José para cumprir seus propósitos?

Qual é a verdadeira natureza do mal, segundo a história de Jó descrita em Jó 2:1-13?

O que diz Naum 1:9 sobre a misericórdia de Deus para aqueles que se arrependem?

O que significa o trecho de Malaquias 2:1-2 sobre o perigo de se afastar de Deus?

O que a Bíblia ensina sobre o julgamento final de Deus e o que Malaquias 3:18 nos revela sobre isso?

A santidade de Deus e o chamado à santidade: O que o livro de Levítico nos ensina sobre a santidade de Deus e nossa responsabilidade de ser santos? (Levítico 11:44-45; 19:2)


Livraria Católica