465. Quando é que o cidadão não deve obedecer à autoridade civil?

Em consciência, o cidadão não deve obedecer quando os mandamentos das autoridades civis se opõem às exigências da ordem moral: «É necessário obedecer mais a Deus do que aos homens» (Act5,29).


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 2242

2242.O cidadão é obrigado, em consciência, a não seguir as prescrições das autoridades civis, quando tais prescrições forem contrárias às exigências de ordem moral, aos direitos fundamentais das pessoas ou aos ensinamentos do Evangelho. Arecusa de obediênciaàs autoridades civis, quando as suas exigências forem contrárias às da recta consciência, tem a sua justificação na distinção entre o serviço de Deus e o serviço da comunidade política. «Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus»(Mt22, 21). «Deve obedecer-se antes a Deus que aos homens»(Act5, 29):

«Quando a autoridade pública, excedendo os limites da própria competência, oprimir os cidadãos, estes não se recusem às exigências objectivas do bem comum; mas é-lhes lícito, dentro dos limites definidos pela lei natural e pelo Evangelho, defender os seus próprios direitos e os dos seus concidadãos contra o abuso dessa autoridade» (27).

Parágrafo 2243

2243.Aresistênciaà opressão do poder político não recorrerá legitimamente às armas, senão nas seguintes condições:

1 – em caso de violações certas, graves e prolongadas dos direitos fundamentais; 2 – depois de ter esgotado todos os outros recursos; 3 – se não provocar desordens piores; 4 – se houver esperança fundada de êxito; 5 – e se for impossível prever razoavelmente soluções melhores.

Parágrafo 2256

2256.O cidadão está obrigado em consciência a não seguir as prescrições das autoridades civis quando tais prescrições forem contrárias às exigências da ordem moral. «Deve obedecer-se antes a Deus do que aos homens» (Act 5, 29).


Acesse nossos estudos biblicos:

O que a Bíblia diz sobre a justiça divina em Deuteronômio 32:4?

Qual é a importância da Palavra de Deus na vida cristã de acordo com 2 Timóteo 3:16-17?

Como evitar a tentação da luxúria e do adultério (Provérbios 5:3-6)

O que significa o “evangelho da paz” mencionado em Naum 1:15 e como ele se relaciona com o temor de Deus?

O que diz Naum 1:9 sobre a misericórdia de Deus para aqueles que se arrependem?

O que podemos aprender com a vitória de Judite em Judite 16:1-3?

Quem foi Ezequias na Bíblia e como sua história nos ensina sobre a importância de confiar em Deus?


Livraria Católica