563. Como é que a Igreja reza a Maria?

Antes de mais com aAve Maria, oração mediante a qual a Igreja pede a intercessão da Virgem. Outras orações marianas são oRosárioo hinoAcatistos, aParaclisis, os hinos e os cânticos das diversas tradições cristãs.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 2676

2676.Este duplo movimento de oração a Maria encontrou uma expressão privilegiada na oração da «Ave-Maria»:«Ave, Maria (alegrai-vos, Maria)». Asaudação do anjo Gabriel abre esta oração. É o próprio Deus que, por intermédio do seu anjo, saúda Maria. A nossa oração ousa retomar a saudação a Maria com o olhar que Deus pôs na sua humilde serva (24), alegrando-nos com a alegria que Ele n'Ela encontra (25).«Cheia de graça, o Senhor é convosco».As duas palavras da saudação do anjo esclarecem-se mutuamente. Maria é cheia de graça, porque o Senhor está com Ela. A graça de que Ela é cumulada é a presença d'Aquele que é a fonte de toda a graça. «Solta brados de alegria [...] filha de Jerusalém [...]; o Senhor teu Deus está no meio de ti»(Sf 3,14. 17a). Maria, em quem o próprio Senhor vem habitar, é em pessoa a filha de Sião, a arca da aliança, o lugar onde reside a glória do Senhor: é «a morada de Deus com os homens»(Ap21, 3). «Cheia de graça», Ela dá-se toda Aquele que n'Ela vem habitar e que Ela vai dar ao mundo.«Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus».Depois da saudação do anjo, fazemos nossa a de Isabel. «Cheia [...] do Espírito Santo»(Lc1, 41), Isabel é a primeira, na longa sequência das gerações, a declarar Maria bem-aventurada (26): «Feliz d'Aquela que acreditou...»(Lc1, 45); Maria é «bendita entre as mulheres», porque acreditou no cumprimento da Palavra do Senhor. Abraão, pela sua fé, tornou-se uma bênção «para todas as nações da terra»(Gn12, 3). Pela sua fé, Maria tornou-se a mãe dos crentes, graças a quem todas as nações da terra recebem Aquele que é a própria bênção de Deus: Jesus, «fruto bendito do vosso ventre».

Parágrafo 2677

2677.«Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós...».Com Isabel, também nós ficamos maravilhados: «E de onde me é dado que venha ter comigo a Mãe do meu Senhor?»(Lc1, 43). Porque nos dá Jesus, seu Filho, Maria é Mãe de Deus e nossa Mãe; podemos confiar-lhe todas as nossas preocupações e pedidos: Ela ora por nós como orou por si própria: «Faça-se em Mim segundo a tua palavra»(Lc1, 38). Confiando-nos à sua oração, abandonamo-nos com Ela à vontade de Deus: «Seja feita a vossa vontade».«Rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte».Pedindo a Maria que rogue por nós, reconhecemo-nos pobres pecadores e recorremos à «Mãe de misericórdia», à «Santíssima». Confiamo-nos a Ela «agora», no hoje das nossas vidas. E a nossa confiança alarga-se para lhe confiar, desde agora, «a hora da nossa morte». Que Ela esteja então presente como na morte do seu Filho na cruz e que, na hora do nosso passamento, Ela nos acolha como nossa Mãe (27), para nos levar ao seu Filho Jesus, no Paraíso.

Parágrafo 2678

2678.A piedade medieval do Ocidente propagou a oração do rosário como substituto popular da Liturgia das Horas. No Oriente, a forma litânica doakáthistose daparáclêsisficou mais próxima do ofício coral nas Igrejas bizantinas, ao passo que as tradições arménia, copta e siríaca preferiram os hinos e cânticos populares à Mãe de Deus. Mas, na Ave-Maria, nastheotokía,nos hinos de Santo Efrém ou de São Gregório de Narek, a tradição da oração é fundamentalmente a mesma.

Parágrafo 2682

2682.Em virtude da sua singular cooperação com a acção do Espírito Santo, a Igreja gosta de orar em comunhão com a Virgem Maria, para enaltecer com Ela as grandes coisas que Deus n'Ela realizou e para Lhe confiar súplicas e louvores.


Acesse nossos estudos biblicos:

O que significa o “evangelho da paz” mencionado em Naum 1:15 e como ele se relaciona com o temor de Deus?

O que significa o trecho de Malaquias 2:1-2 sobre o perigo de se afastar de Deus?

Como a história de Rute, de viúva a esposa, pode nos inspirar a confiar em Deus e buscar um recomeço em nossas vidas?

A lei do perdão: O que a lei do perdão no Levítico nos ensina sobre a misericórdia e a justiça de Deus? (Levítico 19:17-18)

O que 1 João 2:29 nos ensina sobre a santidade e justiça de Deus?

Qual é a mensagem por trás da parábola do Fariseu e do Publicano?

A Torre de Babel: O que essa história nos ensina sobre a soberania de Deus? (Gênesis 11:1-9)


Livraria Católica