572. Porque é que a oração é um combate?

A oração é um dom da graça, mas pressupõe sempre uma resposta decidida da nossa parte, porque o que reza combate contra si mesmo, contra o ambiente e sobretudo contra o Tentador, que faz tudo para retirá-lo da oração. O combate da oração é inseparável do progresso da vida espiritual. Reza-se como se vive, porque se vive como se reza.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 2725

2725.A oração é um dom da graça e uma resposta decidida da nossa parte. Pressupõe sempre um esforço. Os grandes orantes da Antiga Aliança antes de Cristo, bem como a Mãe de Deus e os santos com Ele no-lo ensinam: a oração é um combate. Contra quem? Contra nós mesmos e contra as astúcias do Tentador que tudo faz para desviar o homem da oração e da união com o seu Deus. Reza-se como se vive, porque se vive como se reza. Se não se quiser agir habitualmente segundo o Espírito de Cristo, também não se pode orar habitualmente em seu nome. O «combate espiritual» da vida nova do cristão é inseparável do combate da oração.


Acesse nossos estudos biblicos:

Perdão e Reconciliação: Lições da Reunião de Jacó e Esaú (Gênesis 33:1-20)

Qual é a mensagem de Naum 1:7-8 sobre a fidelidade de Deus em meio ao caos?

O caráter de Saul e as consequências de suas escolhas: Um estudo de caso sobre liderança (1 Samuel 9-15)

Qual a importância do cuidado com os mortos na Bíblia e o que podemos aprender com a história de Tobias e o enterramento dos mortos?

O maná no deserto: Como Deus forneceu o maná para o seu povo no deserto e o que isso nos ensina sobre sua provisão? (Êxodo 16)

Qual é a importância de cuidar dos mais fracos de acordo com Tiago 1:27?

Qual é a natureza divina de Jesus Cristo, como descrito em Marcos 1:1?


Livraria Católica