Confissão

Entenda o significado da confissão na Bíblia e como ela é usada como sacramento

A confissão é um tema importante na Bíblia, onde podemos encontrar diferentes significados e usos da palavra. Além de louvar a Deus e reconhecer as próprias faltas, a confissão também é usada como sacramento na Igreja Católica. Neste texto, vamos explorar os diferentes aspectos da confissão na Bíblia e como ela é entendida como sacramento.

– A palavra no AT apresenta três significados: louvar a Deus, engrandecer os dons de Deus, reconhecer as próprias faltas. Esses diversos aspectos se encontram frequentemente nas orações (expressas pelas palavras “louvar”, “bendizer”):

Ne 9,5: Levantai-vos, bendizei ao Senhor, vosso Deus, de eternidade em eternidade!

Sl 9,2: Eu vos louvarei, Senhor, de todo o coração, todas as vossas maravilhas narrarei.

Sl 17,50: Por isso vos louvarei, ó Senhor, entre as nações e celebrarei o vosso nome.

Sl 41,6.9: Espera em Deus, porque ainda hei de louvá-lo.

– A confissão como sacramento, instituição:

Mt 16,18s: Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Mt 18,18: O que ligardes sobre a terra será ligado no céu, […] o que desligardes […] será […] desligado no céu.

Jo 20,21ss: A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós.

– A instituição divina da confissão é deduzida legitimamente dos textos que prometem ou conferem o poder das chaves, poder que deve ser exercido à maneira de juízo, de julgamento; tal juízo não pode ser proferido sem a prévia manifestação dos pecados, pois: 1) um juízo prudente e sábio não pode ser proferido sem prévio conhecimento da causa; 2) esta não pode ser conhecida sem a confissão do penitente, visto ser ele o único que tem realmente conhecimento do próprio pecado e de sua malícia. Não se trata apenas de declarar perdoados os pecados, devido às boas disposições do penitente. Em Jo 20,21ss, Jesus declara que a missão dada aos apóstolos é semelhante à que recebeu do Pai. Ora, Cristo não apenas prega a remissão dos pecados ou os declara perdoados, mas perdoa-os. Portanto, assim também os apóstolos e seus legítimos sucessores não somente declaram o perdão, mas perdoam realmente, em nome de Cristo.

A confissão é um tema central na Bíblia, onde podemos encontrar diferentes significados e usos da palavra. De louvar a Deus e engrandecer os dons de Deus, a reconhecer as próprias faltas, a confissão é um meio de expressar a nossa fé e a nossa relação com Deus. Além disso, como sacramento, a confissão é uma forma de perdão e reconciliação com Deus, através da qual os pecados são perdoados e as boas disposições do penitente são fortalecidas. É importante que entendamos esses aspectos da confissão na Bíblia para ter uma compreensão mais completa da nossa fé e da nossa relação com Deus.


Livraria Católica