112. Qual é a importância do Mistério pascal de Jesus?

O Mistério pascal de Jesus, que compreende a sua paixão, morte, ressurreição e glorificação, está no centro da fé cristã, porque o desígnio salvífico de Deus se realizou uma vez por todas com a morte redentora do seu Filho, Jesus Cristo.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 571

571.O mistério pascal da cruz e ressurreição de Cristo está no centro da Boa-Nova que os Apóstolos, e depois deles a Igreja, devem anunciar ao mundo. O desígnio salvífico de Deus cumpriu-se de «una vez por todas»(Heb9, 26) pela morte redentora do seu Filho Jesus Cristo.

Parágrafo 572

572.A Igreja permanece fiel à «interpretação de todas as Escrituras» dada pelo próprio Jesus, tanto antes como depois da sua Páscoa (336) «Não tinha o Messias de sofrer tudo isto, para entrar na sua glória?»(Lc24, 26). Os sofrimentos de Jesus tomaram a sua forma histórica concreta, pelo facto de Ele ter sido «rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos escribas»(Mc8, 31), que «O entregaram aos pagãos para ser escarnecido, flagelado e crucificado»(Mt20, 19).

Parágrafo 573

573.A fé pode, portanto, esforçar-se por investigar as circunstâncias da morte de Jesus, fielmente transmitidas pelos evangelhos (337) e esclarecidas por outras fontes históricas, para melhor compreender o sentido da redenção.


Acesse nossos estudos biblicos:

A santidade do povo de Deus: Como a lei da santidade no livro de Números nos ensina a buscar a santidade em nossas vidas e em nossa comunidade de fé? (Números 19)

Qual é o julgamento de Deus sobre a corrupção e a opressão de acordo com Miquéias 3:1-4?

Como a história da Anunciação pode nos inspirar a confiar em Deus (Lucas 1:26-38)

Qual é a importância de obedecer à Palavra de Deus? O que a Bíblia diz sobre aqueles que não seguem a sã doutrina?

Qual é a crítica contra a confiança na força militar em vez de Deus em Amós 2:14-16?

Como evitar a tentação da luxúria e do adultério (Provérbios 5:3-6)

A importância da hospitalidade e do cuidado com os outros: A generosidade de Tobias e sua esposa Sara.


Livraria Católica