514. A que tipo de trabalho tem direito a pessoa humana?

A todos deve ser possível obter um trabalho seguro e honesto, sem discriminações injustas, respeitando a livre iniciativa económica e uma justa retribuição.


Veja este tema no Catecismo

Parágrafo 2429

2429.Cada um tem odireito de iniciativa económica eusará legitimamente os seus talentos, a fim de contribuir para uma abundância proveitosa a todos e recolher os justos frutos dos seus esforços. Mas terá o cuidado de se conformar com as regulamentações impostas pelas legítimas autoridades em vista do bem comum (175).

Parágrafo 2433

2433.Oacesso ao trabalhoe ao exercício da profissão deve ser aberto a todos sem descriminação injusta: homens e mulheres, sãos e deficientes, naturais e imigrados (179). Por sua vez, a sociedade deve, nas diversas circunstâncias, ajudar os cidadãos a conseguir um trabalho e um emprego (180).

Parágrafo 2434

2434.Osalário justoé o fruto legítimo do trabalho. Recusá-lo ou retê-lo, pode constituir grave injustiça (181). Para calcular a remuneração equitativa, há que ter em conta, ao mesmo tempo, as necessidades de cada um e o contributo que presta. «Tendo em conta as funções e a produtividade de cada um, bem como a situação da empresa e o bem comum, o trabalho deve ser remunerado de maneira a assegurar ao homem e aos seus os recursos necessários para uma vida digna no plano material, social, cultural e espiritual» (182). O acordo das partes não basta para justificar moralmente o montante do salário.


Acesse nossos estudos biblicos:

Como a fé de uma mulher a curou de uma hemorragia, de acordo com Mateus 9:20-22?

Como a história de Rute nos ensina sobre integridade e honestidade?

Qual é o papel da mulher na sociedade, segundo Eclesiástico 26:1-4?

O que a Bíblia nos ensina sobre a afirmação da identidade pessoal dentro do relacionamento amoroso?

Qual é a mensagem principal da história de Jonas e como ela revela a graça de Deus?

O que 1 João 2:29 nos ensina sobre a santidade e justiça de Deus?

Compreendendo a ira de Deus – Habacuque 1:2-4


Livraria Católica